sexta-feira, 30 de novembro de 2012

As aflições do presente x A Glória do Futuro


As aflições do presente x A Glória do Futuro


"Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." (Romanos 8:18)


Quem não passa por aflições? Quem nunca chorou pelas frustrações da vida???
Com certeza todos nós passamos por diversas aflições em nosso dia-dia, problemas de ordem familiar, financeira, saúde, no trabalho, etc... etc.
O versículo de hoje nos mostra que tudo aquilo que passamos neste tempo não se pode comparar com as bençãos prometidas por Deus na eternidade. Aqueles que têm uma aliança com Cristo desfrutará de todas estas promessas.
 

Conclusão:
Regozije-se no presente olhando para o futuro. Sim, olhar para o futuro nos trará esperança, ao passo que em certas situações, se olharmos para o presente nos trará angústias e tristezas. Continue vivendo com muita garra e dedicação, seja feliz!!!
Ah! E não se esqueça: "que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada".



Versículos relacionados:
"Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós." (Mateus 5:11 e 12)
"Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas." (2 Coríntios 4:17 e 18)


Ao Deus desconhecido


Ao Deus desconhecido


"...porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais não o conhecendo é o que eu vos anuncio." (Atos 17:23

Este versículo relata o discurso do Apóstolo Paulo quando estava em Atenas. Ele começa o discurso falando sobre a religiosidade dos atenienses, pois naquela cidade era possível observar que existia vários Templos e altares que eram dedicados a vários "deuses". Vendo esta situação, Paulo ficou inquieto e começou a anunciar a salvação em Jesus Cristo.
O que me chama a atenção no versículo de hoje, é o fato do apóstolo Paulo usar uma situação que os atenienses já conheciam para que eles pudessem conhecer o Deus que Paulo pregava, o "Deus Verdadeiro".
Para entendermos o versículo é preciso entendermos um pouco da história... vou explicar: Muitos e muitos anos antes do apóstolo Paulo, a cidade de Atenas foi acometida por uma peste que estava matando milhares de pessoas, então nesta ocasião os líderes começaram a invocar os "deuses" e fazer-lhes oferendas e sacrifícios para que a peste parasse de fazer vítimas, pois milhares já haviam morrido. No entanto, após vários dias de sacrifícios aos "deuses", nada da peste acabar, pelo contrário, ela ia aumentando gradualmente. Quando todos já estavam dominados pelo pânico e pelo medo, alguém comenta que existia ainda um Deus que eles não haviam invocado e que talvez poderia aplacar a mortandade da peste. Então perguntaram como poderiam invocar este Deus? E foi dito que deveriam ir até Israel e lá deveriam trazer um sacerdote para que pudesse invocar o Deus daquele povo, e assim o fizeram... Quando o sacerdote chegou em Atenas, ofereceram-lhe um dos templos para que ele usasse o altar daqueles "deuses" para invocar o Deus de Israel, porém ele respondeu que não poderia fazer assim pois o seu Deus é santo. Então o sacerdote erigiu um altar de pedras e apresentou um sacrifício a Deus, e por misericórdia Deus fez com que mortandade, causada pela peste, parasse naquele mesmo momento, de forma que ninguém mais morreu pela peste. Assim os Atenienses ficaram espantados e glorificaram ao Deus que havia sido invocado naquele lugar, embora não o conhecessem. Após este episódio quiseram fazer um templo e um memorial ao Deus que havia livrado Atenas, e perguntaram ao sacerdote qual era a imagem de escultura que eles deveriam colocar sobre aquele altar para que eles pudessem lembrar sempre e adorar aquele Deus, porém o sacerdote respondeu que este era o Deus único e verdadeiro, criador do Céus e da terra, aquele que criou todas as coisas, e que não é representado por nenhuma imagem de escultura. Então, por não haver como representar o Deus verdadeiro através de uma imagem, colocaram uma placa no altar com o seguinte dizer: AO DEUS DESCONHECIDO.



Conclusão:
Paulo conhecia esta história e por isso ele faz menção deste altar, que havia sido erigido ao Deus 'desconhecido', mas que agora ele se revelou através de Jesus Cristo.
Talvez você também já ouviu falar deste Deus, já até viu milagres que Ele operou, mas o que o versículo de hoje nos desafia é conhecermos o Deus desconhecido para muitos. O Deus que se revela ao homem através de Jesus Cristo, Ele é o Senhor.
De desconhecido ele passa a ser amigo íntimo, criador, esposo, Pai.



 Versículos relacionados:
"O Deus que que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. Nem tampouco é servido por mãos de homens, que que necessitando de alguma coisa, porque ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração, e todas as coisas." (Atos 17:24 e 25)