segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A EXPERIÊNCIA HUMANA DO SENHOR JESUS


A experiência humana do Senhor Jesus

Alimento Diário
- O ministério que seguimos e praticamos

Crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens (Lc 2:52).Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus (Hb 2:17a)

Mt 2:1-23; Lc 2:41-52

Em Mateus 2, vemos que o Senhor nasceu em Belém, cidade da Judeia, e do Oriente vieram uns magos para adorá-Lo (v. 1). Porém eles foram até Jerusalém e lá perguntaram pelo recém-nascido Rei dos judeus (v. 2). Ao ouvir isso, o rei Herodes deve ter pensado que seu trono corria risco e, alarmado, procurou informar-se onde nasceria o Cristo. Quando os principais sacerdotes e escribas disseram que, pelas profecias, o Rei nasceria em Belém, Herodes chamou secretamente os magos e pediu-lhes que se informassem do nascimento dessa criança e, no retorno, passassem por Jerusalém e o avisassem de tudo, alegando que também desejava ir adorá-Lo. Sua intenção, porém, era matá-Lo (v. 8). Os magos partiram e, seguindo a estrela, chegaram à casa onde avistaram o menino com Maria, sua mãe. Ao vê-Lo, prostrados, adoraram-No e entregaram os tesouros que traziam com eles, que eram ouro, incenso e mirra. Depois disso, os magos foram advertidos por sonho que não voltassem à presença de Herodes e regressaram, assim, por outro caminho à sua terra (v. 12).

Então José foi instruído por um anjo a se dispor e tomar o menino e fugir, para que Herodes não pudesse alcançá-los. Eles foram para o Egito e lá permaneceram até a morte de Herodes (vs. 14-15a). Enfurecido por ter sido iludido pelos magos, Herodes decidiu matar todos os meninos de Belém e de seus arredores de dois anos para baixo (v. 16). Após a morte de Herodes, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito e disse: “Dispõe-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que atentavam contra a vida do menino” (v. 20). Voltando, eles foram para a região da Galileia e passaram a morar numa cidade chamada Nazaré (vs. 22-23a), lugar desprezado pelos judeus (cf. Jo 1:46; 7:41b, 52).

Durante a infância de Jesus, todos os anos, José e Maria iam a Jerusalém para as três festas anuais. Quando atingiu doze anos, Jesus subiu com os pais e, no regresso para casa, não foi com eles, mas permaneceu em Jerusalém. José e Maria pensavam que Ele estava com os demais membros da caravana e só se deram conta de Sua ausência três dias depois. Quando voltaram a Jerusalém, encontraram Jesus no templo “assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os” (Lc 2:46). Questionado por eles, Ele lhes respondeu: “Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” (v. 49 – VRC).

O Senhor Jesus nasceu em Belém e depois morou em vários lugares: foi para o Egito com dois anos de idade e cresceu em Nazaré. Ele passou por muitas experiências do viver humano e contatou diversos tipos de pessoas. Apenas aos trinta anos de idade é que Ele chegou até João Batista para receber o batismo e iniciar Seu ministério (3:23).

***Cuidar dos negócios do Pai