sábado, 14 de setembro de 2013

A ECONOMIA DE DEUS REVELADA PELO APÓSTOLO JOÃO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 2 - SÁBADO


SÉRIE: livro: CHAMADOS PARA PROMOVER A FÉ
MENSAGEM CAPITULO 4 - A ECONOMIA DE DEUS REVELADA PELO APÓSTOLO JOÃO
Leitura bíblica: Hb 2:5-7; At 3:1; Ap 1:10; Jo 14:26

Ler com oração: Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando; antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste [e o constituíste sobre as obras das tuas mãos] (Hb 2: 5-7).

A ECONOMIA DE DEUS REVELADA PELO APÓSTOLO JOÃO / O APÓSTOLO JOÃO EM SUA MATURIDADE (PÁGS. 53-57)

Nos capítulos anteriores, vimos que Deus revelou Sua economia ao apóstolo Paulo e soberanamente lhe poupou a vida a fim de que ele registrasse nas epístolas (em especial as escritas durante seu aprisionamento em Roma) as ricas revelações a respeito do dispensar do Deus Triúno e de Seu plano para o homem. Esse plano inclui a escolha e predestinação do Pai, a redenção do Filho e Seu encabeçamento sobre todas as coisas e a obra do Espírito, o qual nos sela e confirma até sermos totalmente Dele. Esse dispensar nos transforma e edifica em um Corpo, que é Sua igreja, a fim de expressar Sua plenitude e nos tornar Seus herdeiros, aptos para reinar com Cristo no mundo que há de vir (Ef 1:3-14, 22-23; Hb 2:5-7).
Não deixa de ser curioso o fato de Deus ter revelado tudo isso a Paulo, porque somente após a crucificação de Cristo é que ele foi chamado pelo Senhor e constituído apóstolo. Desde então seus escritos se tornaram os que mais detalhadamente falam a respeito dos itens da fé cristã no Novo Testamento.
Ainda que Paulo tenha sido o primeiro a escrever sobre a economia de Deus no Novo Testamento, essa revelação não foi dada exclusivamente a ele. Com certeza, o próprio Senhor Jesus orientou, guiou e ensinou os primeiros apóstolos, por três anos e meio, segundo aquilo que viria a ser reconhecido como a economia neotestamentária de Deus. Era de se esperar que eles – que ouviram as palavras diretamente da boca do Senhor – estivessem em melhores condições de nos explicar a Fé, mas não foi isso que aconteceu.
Mateus, Marcos e Lucas escreveram seus evangelhos registrando, sobretudo, o viver de Jesus e as obras que Ele fez. Seus relatos não esclarecem de modo suficiente acerca do plano de Deus e de sua aplicação no viver cristão. Mesmo João, quando esteve com Jesus junto dos demais apóstolos, também não conseguiu perceber a essência do que o Senhor lhes dizia. Talvez não tenham conseguido perceber a importância daquelas palavras ou não tenham entendido o que Ele lhes falava.
No ano 70, o general romano Tito destruiu a cidade de Jerusalém e seu templo (Mt 24:2). Os líderes cristãos, como se deu com Paulo e Pedro, foram martirizados. João, naquela época, era apenas um seguidor de Jesus que acompanhava o apóstolo Pedro aonde quer que este fosse (At 3:1). Em relação ao ministério da palavra, ele não se destacava como Pedro. Não há registro de nenhum discurso ou pregação de João no livro de Atos. Ele era bastante manso e humilde, sempre seguindo de perto, tanto a Jesus, no tempo em que Ele estava na terra, como a Pedro. É possível que João não tenha sido martirizado, como ocorreu com Paulo e Pedro, porque não exercia nenhuma liderança direta sobre outros, mas ficou exilado por vinte anos na ilha de Patmos.
O apóstolo João em sua maturidade
Durante os vinte anos de exílio, João amadureceu em sua vida interior. Certamente aprendeu a viver no espírito (Ap 1:10). Por estar mais maduro, mais sensível ao Senhor, o Espírito Santo pôde usá-lo e assim o inspirou, por volta do ano 90 d.C, a escrever sobre a economia neotestamentária e a importância da vida divina e do Espírito para a cumprirmos.
O Senhor não estava totalmente satisfeito com o que se registrou nos três primeiros evangelhos, nas epístolas de Paulo e nas outras cartas escritas por Pedro, Tiago e Judas. Desse modo, o Espírito da realidade fez João se lembrar das revelações que o Senhor Jesus havia feito no tempo em que esteve com Seus discípulos, as quais, naquela época, eles não haviam entendido (Jo 14:26).
Então, depois de escrever o livro de Apocalipse e sair da prisão em Patmos, João foi morar em Éfeso. Foi lá que ele, guiado pelo Espírito da realidade, escreveu o evangelho e as três epístolas, em que nos apresentou, de maneira bem simples, pontos relevantes acerca do Pai, do Filho e do Espírito e também a respeito da regeneração, do desejo de Deus dispensar-Se para dentro de nós e de outros assuntos cruciais para o viver cristão.
É razoável considerarmos como foi para João dedicar-se a escrever depois de décadas. É bem provável que, conforme o Espírito o lembrava das palavras do Senhor Jesus e dos fatos ocorridos, João meditasse e considerasse no espírito para, por fim, registrar em seus escritos. Da mesma forma, hoje, se permanecermos no espírito, onde habita o Espírito de Deus, Este nos ensinará todas as coisas e nos fará lembrar de tudo o que o Senhor nos tem falado.
Em Éfeso João serviu ao Senhor guiado pelo Espírito, ministrando de acordo com a necessidade dos irmãos ali e segundo o encargo que Deus lhe havia colocado no coração. Por supri-los de Espírito e vida, a igreja naquela cidade se tornou, de fato, uma igreja desejável .
Agradecemos ao Senhor por tudo o que nos foi revelado por Seus servos no passado. Estamos sobre os ombros deles, mas devemos avançar, pois a revelação da Palavra de Deus não terminou e ainda há muito para ser praticado.

Ponto-chave: O dispensar do Deus Triúno nos transforma e edifica em um Corpo, que é Sua igreja, a fim de expressar Sua plenitude e nos tornar Seus herdeiros, aptos para reinar com Cristo no mundo que há de vir.
Pergunta: Assim como João, de que maneira podemos receber revelação da Palavra?