quarta-feira, 21 de outubro de 2020

A ELEIÇÃO DO PAI, O LIVRAMENTO DO FILHO E O DISPENSAR DO ESPÍRITO

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 1 – QUARTA-FEIRA (páginas 12 e 13)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
O PODER DO EVANGELHO – EZRA MA E PEDRO DONG
Mensagem: O PODER DO EVANGELHO – (1 Ts 1:5))
Ministrada por Ezra Ma
Leitura bíblica:
Jo 3:5, 16; 1 Ts 1:5-6, 10
Ler com oração:
Devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade (2 Ts 2:13).

A ELEIÇÃO DO PAI, O LIVRAMENTO DO FILHO E O DISPENSAR DO ESPÍRITO
Depois de compreender o que deu origem às cartas de Paulo aos tessalonicenses, vamos atentar para as características espirituais dessa igreja. “Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo, graça e paz a vós outros” (1 Ts 1:1). Paulo escreveu várias de suas epístolas juntamente com seus cooperadores, mostrando-nos seu trabalho conjunto e em harmonia no Corpo de Cristo. A expressão “igreja dos tessalonicenses”, que Paulo usou aqui, é muito diferente das usadas em outras epístolas. É uma expressão mais carinhosa. Devemos lembrar que essa foi sua primeira epístola escrita, e que aquela igreja era muito nova. Seria como se ele enviasse uma carta para a igreja em São Paulo e iniciasse com a expressão “à igreja dos paulistanos”. Ao mesmo tempo em que demonstra que a igreja é composta de seres humanos, ele completa a informação: “à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai”. Isso é maravilhoso! Não é uma igreja somente de pessoas, mas de pessoas em Deus. E não apenas em Deus, mas em Deus Pai.
Até antes da primeira vinda de Cristo, a relação entre o homem e Deus era de Criador e criatura. O homem jamais poderia estar em Deus. Por isso Paulo escreveu aqui “Deus Pai”, porque não é só uma relação de Criador e criatura, mas uma relação de Pai e filho, uma relação de vida. Um dia, Ele nos gerou no Espírito e se tornou nosso Pai, e nós, Seus filhos (Jo 3:5, 16). Essa relação de Pai e filho nos revela a união, a conexão de Deus com o homem. No entanto, os tessalonicenses não tinham como se conectar a Deus por si mesmos. Como, então, isso foi possível? A resposta vem em seguida: “À igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 1:1). A união, a plena conexão tornou-se possível por meio de Cristo. Ele é o conector central do universo; todas as coisas convergem Nele; Nele, tudo subsiste (Ef 1:10; Cl 1:17b). Ele nos conectou a Deus mediante a redenção e pôs ordem em nossa vida. Quando nossa vida é encabeçada por Cristo, desfrutamos de paz! Isso é maravilhoso! Paulo se refere a Jesus aqui como o Senhor Jesus Cristo,
O poder do evangelho 13isto é, como Aquele que encabeça, que reina sobre todas as coisas. Por isso, apreciamos tanto invocar esse Nome: Senhor Jesus! Essa é uma forma de aumentar cada vez mais nossa conexão com Deus. Estamos conectados ao Pai porque Jesus se tornou nosso Senhor.
Nessa primeira epístola, vemos o trabalho do Deus Triúno: em primeiro lugar, temos a eleição do Pai, que nos escolheu; em segundo, desfrutamos o livramento do Filho; e, em terceiro, temos o dispensar do Espírito! Essa epístola foi escrita para irmãos novos, mas está repleta de verdades. Querido leitor, esse é o evangelho que Deus nos confiou, esse é o legado que Ele entregou à igreja. Portanto, não tenha vergonha de nossas verdades. Não diga assim: “Nossas verdades são muito elevadas para as pessoas lá fora”. Não! Precisamos crer nessas verdades, confiar no que Deus nos deu e entregar isso a todas as pessoas.
Os versículos iniciais de 1 Tessalonicenses nos revelam que a eleição é do Pai. Logo no primeiro versículo há a expressão “em Deus Pai”; no terceiro versículo, “diante do nosso Deus e Pai”, e, no quarto versículo, “reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição”. Foi o Pai quem nos escolheu. Fomos escolhidos! Paulo estava dizendo aos tessalonicenses: “Vocês foram escolhidos! Reconhecemos, irmãos amados, a eleição de vocês”. Paulo estava consolando a igreja, que sofria perseguições e martírios, mostrando-lhes que nossa salvação é eterna. Mesmo que muitos ali tenham sido mortos, eles ainda poderiam crer na obra do Filho, pois o Senhor Jesus os livraria da ira vindoura (1 Ts 1:10). O apóstolo também mostrou que toda aquela transformação que experimentavam era decorrente do trabalhar do Espírito Santo na vida deles (vs. 5-6).
Querido leitor, você tem dúvida de que Deus o escolheu? Se você está lendo estas palavras neste momento, creia: você foi escolhido! Creia: sua salvação é eterna, e o Espírito é o poder de Deus em sua vida. Mesmo em meio a lutas e perseguições, o Espírito é capaz de nos fazer pessoas felizes e alegres. Apenas creia!