domingo, 16 de fevereiro de 2014

NÃO APENAS CONHECER AS VERDADES, MAS PRATICÁ-LAS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 5 - DOMINGO


 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 21: Andar na verdade [1] – (2 Jo 1-4)
Leitura bíblica:  Tg 1:23; 3 Jo 3-4

Ler com oração:  O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica (2 Co 3:6).

NÃO APENAS CONHECER AS VERDADES, MAS PRATICÁ-LAS

Vimos nesta semana que, com a perseguição dos judeus contra a igreja em Jerusalém, os apóstolos deixaram que o ministério de invocar o nome do Senhor se perdesse. Assim, foi necessário que Deus levantasse outra pessoa para levar adiante esse ministério. Para isso ele chamou Saulo, aparecendo-lhe no caminho para Damasco. Saulo viu uma grande luz e permaneceu em Damasco durante três dias, após os quais foi instruído por Ananias sobre o comissionamento que Deus lhe daria. Paulo, então, foi batizado invocando o nome do Senhor.
Mas isso apenas não bastava para que Deus o preparasse para ser apóstolo para os gentios. O relato que Paulo faz em 2 Coríntios 12 mostra que o próprio Espírito lhe transmitiu palavras inefáveis da parte de Deus, vindas diretamente do terceiro céu. Isso mostra que Deus equipou Paulo de maneira especial.
O principal aspecto do ministério de Paulo diz respeito às epístolas que ele escreveu. Seu encargo era registrar e transmitir a revelação das verdades a pessoas idôneas, para que estas transmitissem a outros. Assim como toda a Bíblia, os escritos de Paulo estão cheios de verdades que foram reveladas pelo Espírito, por isso, quando lemos essas palavras, também devemos estar no espírito. A letra mata, mas o espírito vivifica (2 Co 3:6b). Como ministros da nova aliança, devemos levar a Palavra viva de Deus às pessoas, não a letra morta. Por isso nossa atitude em relação às epístolas de Paulo não deve ser a de analisar ou estudar apenas, mas principalmente colocar em prática (Tg 1:23).
Devemos ser pessoas idôneas e fiéis, ou seja, que leem as palavras que Paulo escreveu, mas no espírito, para ganharmos vida e revelação. Em relação às verdades, João diz que devemos andar na verdade, isto é, praticá-la (3 Jo 3-4). Por isso vamos procurar praticar as palavras que Paulo nos transmitiu, pois elas provêm do Espírito.