quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

OS FRUTOS DO MINISTÉRIO DA NOVA ALIANÇA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - SEXTA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 17: O ministério da nova aliança [1] – (2 Co 3:1-11)

Leitura bíblica:  Jo 7:45-49; 1 Co 8:1b-3; 2 Co 3:6-7

Ler com oração:  O SENHOR disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu, continuarei a fazer obra maravilhosa no meio deste povo; sim, obra maravilhosa e um portento; de maneira que a sabedoria dos seus sábios perecerá, e a prudência dos seus prudentes se esconderá (Is 29:13-14).

OS FRUTOS DO MINISTÉRIO DA NOVA ALIANÇA

A grande diferença apresentada pelo apóstolo Paulo entre o ministério da letra e o ministério da nova aliança é que, enquanto o primeiro escreve com tinta em papel, este último inscreve o Espírito nos corações. Por isso Paulo diz em 2 Coríntios 3:4-6: “E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica”.
O ministério da letra nos induz a pensar por nós mesmos, levando-nos a argumentar, questionar e debater doutrinas. Esse é o ministério da morte citado por Paulo, pois está voltado apenas para o conhecimento da letra (v. 7). Nesse ministério da letra, o homem busca servir a Deus, contudo sem depender da graça divina, servindo-O só de boca e lábios, mas com um coração distante Dele (Is 29:13).
Por isso o caminho para agradarmos o Senhor com nosso serviço é a oração. O Senhor precisa ser a fonte de tudo que fazemos. Se a fonte de nosso serviço estiver em nossa própria capacidade, se formos autossuficientes, o resultado será morte e decepção. Mas, se nossa suficiência vem do Senhor, ao nos esvaziarmos de nós mesmos e nos enchermos do Espírito, independente do que aconteça, o resultado será vida e edificação (2 Co 3:6).
O ministério da letra produz pessoas soberbas e exclusivistas, cheias de conhecimento, que desprezam e condenam os outros. Esse é o resultado do ministério da letra, um “grupo de elite” que despreza aqueles que não têm conhecimento (Jo 7:45-49). Paulo já havia advertido os coríntios dizendo: “O saber ensoberbece, mas o amor edifica. Se alguém julga saber alguma coisa, com efeito, não aprendeu ainda como convém saber. Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido por ele” (1 Co 8:1b-3). O ministério do Espírito, por sua vez, gera pessoas humildes e inclusivas, cheias da vida de Deus, que amam a Deus e aos homens. Esse ministério está acessível para todo aquele que tem a vida de Deus e tem como objetivo a edificação do Corpo de Cristo.
É possível que no passado muitos de nós fôssemos orgulhosos, pois estávamos no ministério da letra, mas a misericórdia do Senhor nos alcançou e diante de Sua luz nos arrependemos. Hoje estamos no ministério do Espírito e da vida, reconhecendo que nossa suficiência vem de Deus. Graças a Deus!