terça-feira, 20 de outubro de 2020

O CUIDADO DE PAULO PARA COM A IGREJA EM TESSALÔNICA

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 1 – TERÇA-FEIRA (páginas 10 e 11)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
O PODER DO EVANGELHO – EZRA MA E PEDRO DONG
Mensagem: O PODER DO EVANGELHO – (1 Ts 1:5))
Ministrada por Ezra Ma
Leitura bíblica:
At 17:3-15; 18:1, 5; Fp 4:16; 1 Ts 1:6-9; 2:9; 3:1-3, 8
Ler com oração:
Porque, vos recordais, irmãos, do nosso labor e fadiga; e de como, noite e dia labutando para não vivermos à custa de nenhum de vós, vos proclamamos o evangelho de Deus (1 Ts 2:9).

O CUIDADO DE PAULO
PARA COM A IGREJA EM TESSALÔNICA
Paulo permaneceu por um tempo em Tessalônica. Embora não se saiba ao certo quanto à duração exata da sua estada, alguns afirmam que ele permaneceu ali por apenas três semanas, apoiados nos versículos de Atos (17:1-2). Por esse relato, vemos também que Paulo e Silas pregaram o evangelho, e uma numerosa multidão de gregos piedosos e distintas mulheres creram na Palavra (vs. 3-4). A menção de distintas mulheres reforça a importância do ministério das mulheres para a edificação da igreja.
Depois de algum tempo, os judeus, tomados por inveja, levantaram-se contra Paulo e os novos irmãos. Foi por isso que ele teve de deixar a cidade e seguir para Bereia (At 17:5-10). Observando outras passagens, podemos afirmar que Paulo e Silas, muito provavelmente, ficaram mais de três semanas em Tessalônica. Talvez a estada deles ali tenha durado alguns meses, conforme três evidências que apresentaremos a seguir.
A primeira está no fato de que, enquanto permaneceram na cidade pregando o evangelho, Paulo e Silas trabalharam dia e noite, para não viver à custa dos irmãos e não ser um peso para os tessalonicenses (1 Ts 2:9; 2 Ts 3:8). Se tivessem ficado por apenas três semanas ali, todo esse labor não teria sido necessário.
A segunda é que, ao partir de Tessalônica, Paulo e Silas deixaram a igreja numa condição bem próspera, com os irmãos em um estágio bastante avançado de experiência e testemunho da Palavra (1 Ts 1:6-8). Em três semanas seria muito difícil estabelecer uma igreja com esse tipo de amadurecimento espiritual. A igreja em Tessalônica tornou-se modelo para as outras igrejas na Macedônia e Acaia, e isso demanda muito tempo e dedicação investidos. Houve uma mudança completa na vida dos irmãos, pois eles abandonaram os ídolos e se converteram totalmente a Deus (v. 9).
A última evidência de que eles, muito provavelmente, permaneceram mais de três semanas está em Filipenses (4:16), em que Paulo explica que a igreja em Filipos lhes havia enviado suprimentos mais de uma vez enquanto estavam em Tessalônica. A distância entre uma cidade e outra era de 160 a 170 km. Como viajavam a pé, eles demoravam mais de cinco dias para percorrer essa distância. Portanto, seria difícil aos irmãos de Filipos ir duas vezes para Tessalônica em apenas três semanas. A igreja em Tessalônica era nova, e Paulo cuidou dos irmãos ali por alguns meses, até que os judeus e os desocupados se levantaram contra ele, Silas e os demais irmãos.
Ao sair às pressas de Tessalônica, Paulo e Silas foram para Bereia (At 17:10-13). Contudo, os judeus vieram de Tessalônica e perseguiram Paulo, que foi levado por alguns irmãos até Atenas; mas, antes de sair de Bereia, ele deixou ali Silas e Timóteo (v. 14). De Atenas, Paulo enviou um recado para que os dois fossem encontrá-lo (v. 15). Como Paulo estava muito preocupado com a condição da igreja em Tessalônica, enviou Timóteo de Atenas para Tessalônica a fim de confirmar a fé dos irmãos, consolá-los e encorajá-los (1 Ts 3:1-3). (Veja o mapa na página 8).
Assim que Timóteo foi para Tessalônica, Paulo também enviou Silas até essa mesma região da Macedônia (provavelmente para Filipos e Bereia). Vemos isso porque, tendo Paulo saído de Atenas e chegado a Corinto, Timóteo e Silas desceram da Macedônia para encontrá-lo ali (At 18:1, 5). Por causa das notícias trazidas da Macedônia por Silas e Timóteo, Paulo, então, escreveu junto com eles as duas epístolas aos tessalonicenses (1 Ts 1:1a, 2 Ts 1:1a).
Querido leitor, isso mostra que, no coração de uma pessoa que serve o Senhor, existe a preocupação com as igrejas. Precisamos todos ter tal coração, principalmente, durante estes dias de pandemia, motivo pelo qual devemos orar por todos os irmãos. Que o Senhor nos conduza sempre por esse caminho de cuidado mútuo