domingo, 9 de junho de 2013

O OPERAR DA CRUZ E A PRODUÇÃO DO FILHO VARÃO

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 5 - SEGUNDA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 13: A mulher universal (Ap 12:1-2)

Leitura bíblica: Jo 19:33-34; Rm 6:6; Ef 4:13; Ap 12:1-2, 5

Ler com oração: A mulher, quando está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem (Jo 16:21).

O OPERAR DA CRUZ E A PRODUÇÃO DO FILHO VARÃO

O tema desta semana é a mulher universal citada em Apocalipse 12. Antes de entrar nesse assunto, porém, queremos novamente ressaltar a importância de negar a vida da alma. Ao ler João 19:33-34, é importante perceber que o Senhor morreu antes de verter o sangue para mostrar que a principal coisa que Deus queria tratar na cruz é nosso velho homem (Rm 6:6). Somente após ter entregado o espírito voluntariamente, foi que um dos soldados Lhe perfurou o lado com uma lança, de onde sangue e água fluíram.
O velho homem é a nossa constituição natural, a nossa vida da alma, que se expressa pelo nosso ego e opiniões. Por isso temos insistido na questão de negar a vida da alma no viver diário, pois o Senhor nos aguarda para reinar na próxima era, o mundo que há de vir. Os que governarão o mundo que há de vir têm uma condição principal: a vida de Deus crescida. Quanto mais da vida divina um crente possui, maior responsabilidade terá no governo vindouro.
Embora não tenhamos negado totalmente a vida da alma, estamos no processo e, ao negá-la, ganhamos mais da vida divina. Quando aplicamos a cruz a nós mesmos, fazemos morrer nosso velho homem, e o Senhor elimina os elementos que herdamos da queda de Adão, inerentes à nossa alma. Quando aplicamos o sangue que fluiu do Senhor, ele resolve o problema de nossos pecados cometidos. Por meio de receber Sua vida, representada pela água, somos transformados. Hoje, à medida que aplicamos a cruz a nós mesmos e nos alimentamos de Cristo a fim de viver por Ele (Jo 6:57), temos como crescer em vida até atingir a maturidade. Graças ao Senhor!
Uma vez que temos essa visão, devemos empenhar-nos no projeto “Vida para todos”, na expectativa de que mais pessoas cresçam na vida divina e sejam preparadas para reinar no mundo vindouro. Essa é a incumbência que recebemos do Senhor. Por causa dessa incumbência é que temos pregado o evangelho do reino usando livros que tratam desse tema.
Em Apocalipse 12 há um grande sinal: “Uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça” (v. 1). Essa mulher é um símbolo de todos os que compõem o povo de Deus em todas as eras. O sol prefigura o povo de Deus no Novo Testamento, a lua representa os da era da lei, e as doze estrelas simbolizam os que viveram na era dos patriarcas.
Nos versículos 2 e 5 lemos que a mulher, estando “grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz. [...] Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono”. O que ela deu à luz não foi um bebê, e sim um varão, isto é, um homem feito, já maduro. Isso se refere aos vencedores entre todo o povo de Deus; são os que cresceram espiritualmente e atingiram a maturidade (cf. Ef 4:13).
Para uma mulher, o parto é um momento difícil, com tormentos e sofrimentos (cf. Jo 16:21). Isso quer dizer que não é algo simples e fácil gerar os vencedores. Contudo é isso que o Senhor quer produzir hoje entre Seus filhos. Quando negamos a nós mesmos e permitimos que o Senhor trabalhe em nós, Sua vida tem espaço e oportunidade de crescer e fazer de nós crentes maduros, isto é, os vencedores que Ele tanto procura.


Ponto-chave:  Crucificar o velho homem.

Pergunta:  Qual a relação de o Senhor ter morrido na cruz antes mesmo de derramar Seu sangue e o filho varão em Apocalipse 12?