terça-feira, 22 de outubro de 2013

MORDOMOS

ALIMENTO DIÁRIO -SEMANA 5 - QUARTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES - A Fé (1 Tm 1:3-4)

Leitura bíblica: Lc 12:42-48

Quem é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor confiará os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? (Lc 12:42).

MORDOMOS

Nos tempos antigos, as famílias eram muito grandes e moravam juntas num grande complexo. Como o pai de família não podia cuidar de tudo sozinho, ele contratava um mordomo, que no grego é oikonómos, um despenseiro, que cuidava da despensa e supria as necessidades de todos que moravam na casa. Sua responsabilidade era assegurar-se de que todos os membros da família estavam supridos em suas necessidades e não havia falta de nada.
Podemos dizer que a economia de Deus pode ser exemplificada por um enorme restaurante com a cozinha cheia de comida por todos os cantos, enquanto muitas pessoas estão assentadas às mesas, famintas, esperando ser atendidas pelos garçons que, mesa a mesa, servirão a comida.
O “restaurante” divino está repleto de comida celestial, porém faltam “garçons” que distribuam o alimento. Esses “garçons” são o que a Bíblia chama de ministros, despenseiros, mordomos. Deus nos confiou Suas riquezas, portanto, precisamos arregaçar as mangas, sair das quatro paredes da “cozinha” e servir as pessoas que estão com fome. Esse serviço, ou administração das riquezas espirituais de Cristo, é feito por meio da pregação do evangelho, nas unidades de BooKafé, cujo objetivo é levar, por meio dos livros, a economia de Deus, que é o conteúdo da Fé, para a fé das pessoas. Também podemos sair aos domingos de manhã ou à tarde ou ainda no sábado para evangelizar, visitar e cuidar de pessoas. Enquanto fazemos isso, podemos apresentar-lhes os livros que estamos lendo e desfrutando. Isso é ser mordomos fiéis que alimentam os conservos (Mt 25:45-47).
O Senhor precisa desses mordomos em toda parte: em casa, no trabalho, no ônibus, em qualquer lugar. É disso que Deus nos encarregou hoje; é um grande privilégio ter as riquezas de Cristo confiadas a nós. O “restaurante” de Deus já está aberto, muitos tipos de “pratos” estão prontos, cheios de comida, e milhares e milhares de pessoas estão com fome. Deus ainda precisa de muitos “garçons” que conheçam o conteúdo da Fé e se disponham a servi-las.
O Senhor insiste em nos fazer reinar, mas de nossa parte, precisamos cooperar com Ele. Que esse fogo da fé arda em cada um de nós. Isso não é tão confortável, pois teremos de ler-orar a Palavra, exercitar o espírito, ler os livros. Como apresentar às pessoas livros que não conhecemos? Temos de ter certa disciplina hoje para reinar no futuro. Devemos fazer um investimento, uma programação de leitura, quer em grupos, quer individualmente, pois isso vai render “dividendos” espirituais em médio e longo prazos. Essa programação de leitura deve incluir o marido, a esposa, os filhos, enfim, toda a família. Isso pode ser feito no BooKafé, no local de reuniões, ou até nos grupos familiares de cuidado mútuo. Ficaremos surpresos em ver, depois de um ano, quantos livros conseguimos ler e o quanto nos alimentamos do Senhor. Isso revolucionará nossa vida espiritual. Vai ser muito bom para nós, para nossa família, para a vida da igreja, para as pessoas ao nosso redor e para os irmãos que contatarmos. Que o Senhor nos dê graça para desenvolver nosso mordomado!


Ponto-chave: Mordomos fiéis e prudentes.

Pergunta: Quantos livros espirituais você leu nos últimos doze meses?