domingo, 30 de junho de 2013

PERSEVERANÇA E ENCORAJAMENTO PARA O REINO

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 7 - DOMINGO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 15: O ministério de João e a volta do Senhor (Jo 21:22)
Leitura bíblica: Ap 1:5b-6
Ler com oração: É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma (Lc 21:19). Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará (Hb 10:36-37).

PERSEVERANÇA E ENCORAJAMENTO PARA O REINO

Em muitas ocasiões, João aprendeu lições observando os erros dos outros discípulos. Ao observar o que acontecia ao redor, ele extraiu lições de vida para si. Após a morte dos principais apóstolos, ele passou por dificuldades, como a prisão na ilha de Patmos. Não vemos, contudo, registro de murmuração por parte de João diante dos sofrimentos, mas podemos concluir que ele aproveitou a oportunidade de exercitar o espírito e negar a vida da alma. Nesse contexto, João foi aperfeiçoado pelo Senhor e se tornou apto para receber revelação e ser útil no propósito de Deus. Em sua maturidade, ele foi muito usado por Deus, de uma forma que não havia sido antes, pois ele estava transformado pelo crescimento de vida. Deus lhe concedeu um ministério importantíssimo, que conclui a Bíblia e completa a revelação divina.
Da mesma maneira, nós também precisamos de aperfeiçoamento a fim de nos tornamos úteis a Deus. É fundamental, para sermos preparados, exercitar o espírito por meio de invocar o nome do Senhor e negar a vida da alma. Um dia, colheremos os frutos do trabalhar de Deus.
Outra coisa que aprendemos com João é a necessidade de perseverança. É comum que, em momentos de tribulação, nossa mente se encontre sobrecarregada com preocupações e não consigamos ver o amor do Senhor. Como resultado, desanimamos. Mas, quando estamos no espírito, ouvimos a voz de Deus e temos a certeza de que Ele nos ama e que não nos desamparou (Ap 1:5b-6). João percebeu que não estava sozinho na ilha de Patmos e, porque estava no espírito, não desanimou. Mesmo em meio às situações adversas, devemos perseverar para alcançar o reino dos céus (Hb 10:36-37).
Igualmente, se estivermos no espírito, iremos perseverar, pois perceberemos de maneira clara que o Senhor está usando todas as coisas para nos preparar para o Seu reino. Vamos avançar juntos, encorajando uns aos outros a nunca desistir.


Ponto-chave: Permanecer no espírito e perseverar.
Pergunta: Como devemos reagir em meio a tribulações?