sábado, 11 de maio de 2013

OS SETE “UNS” E OS CINCO TIPOS DE ANDAR


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 8 - SÁBADO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 8: Andar de modo digno do chamamento (Ef 4:1-3)

Leitura bíblica: Ef 4-5

Ler com oração: Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós (Ef 5:1-2a). Pois outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (v. 8).

OS SETE “UNS” E OS CINCO TIPOS DE ANDAR

Em Efésios 4, Paulo roga que andemos de modo digno do nosso chamamento, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-nos uns aos outros em amor e esforçando-nos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz (vs. 1-3). Em toda Bíblia, aqui está uma das palavras mais concretas sobre como deve ser o andar de um cristão.
Os versículos 4-6 nos mostram os sete “uns”, isto é, os sete fatores de unidade entre os cristãos: “Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos”. Tudo está nesses sete “uns”. Somos um só Corpo em Cristo; recebemos um só Espírito quando cremos Nele; temos hoje uma só esperança, a esperança do nosso chamamento, isto é, alcançar a plena filiação; Ele é o nosso único Senhor; há uma só Fé – “a Fé”, o conteúdo da economia neotestamentária de Deus; e todos fomos batizados em um só Corpo (1 Co 12:13); por fim, temos todos um só Deus, que é o Pai de todos e que age por meio de todos, pois está em todos. Graças ao Senhor!
Além disso, Efésios 4 nos fala sobre andar na graça: “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, [...] e a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo” (vs. 1, 7). O Senhor nos faz viver a vida da igreja, onde Ele nos concede apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, a fim de nos aperfeiçoar para a obra do ministério, a edificação do Corpo de Cristo (vs. 11-13). Paulo, na mesma epístola, fala ainda sobre andar na verdade: “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos” (v. 17). Não andar na vaidade se contrapõe a andar na verdade, na realidade.
Então, no capítulo cinco, Paulo fala que devemos andar em amor (v. 2) e na luz (v. 8). Por fim, ele nos fala que devemos andar no espírito. (vs. 15-17). Quando andamos no espírito, é como se estivéssemos “embriagados”, isto é, plenos do Espírito. Aleluia! Nesses versículos vemos que o modo de nos encher do Espírito é falar entre nós com salmos, hinos e cânticos espirituais, e louvar de coração ao Senhor (vs. 18-19). Não devemos apenas cantar os hinos, mas também falá-los entre nós. Na letra dos hinos está seu conteúdo, com o qual podemos ganhar do Espírito. Precisamos falar os hinos e cânticos espirituais mais vezes a fim de nos encher do Espírito.


Ponto-chave: Andar no espírito.
Pergunta: Quais são os cinco tipos de andar mencionados por Paulo em Efésios 4–5?