terça-feira, 12 de novembro de 2013

ANDAR NA GRAÇA VINDA DO AMOR E NA VERDADE VINDA DA LUZ

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 8 / TERÇA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES

Andar no amor, na luz e no espírito (Ef 5:1-2, 8, 18-21; 1 Jo 1:5-7; 4:7-9, 16)

Leitura bíblica: Jo 1:4-5, 16-18; 1 Jo 1:5-7, 10-16; 4:7-11

Ler com oração: Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado (1 Jo 1:7). Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor (4:7-8).

ANDAR NA GRAÇA VINDA DO AMOR E NA VERDADE VINDA DA LUZ

Além de andar no amor e na luz, devemos andar na graça e na verdade. O Evangelho de João 1:17 afirma que “a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo”. Antes da vinda do Senhor, não havia a graça e a verdade. Foi Ele quem as trouxe à terra. Ele é o Filho de Deus, Jesus Cristo, que veio à terra por meio da encarnação. A vinda Dele foi a vinda da graça e da verdade.
A graça e a verdade têm por fonte o próprio Pai, assim como a fonte do Filho é o Pai. Deus é amor (1 Jo 4:8), mas veio a nós em Cristo como graça. Do mesmo modo, Deus é luz (1:5), mas veio a nós em Cristo como verdade.
O termo verdade também quer dizer realidade, veracidade. Em todo o universo, só uma coisa é verdadeira, real: Deus e Seu Filho. Sem Deus, todo o resto é apenas ilusão, falsidade, engano. A fonte da verdade é a luz e a fonte da graça é o amor. O amor de Deus se manifestou aos homens como graça e a luz de Deus se manifestou aos homens como verdade.
Na Primeira Epístola de João 4:7 lemos: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”. O amor procede de Deus. Todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Não é que Deus tenha um depósito cheio de amor, Ele próprio é amor, Sua essência é amor, Sua natureza é amor. Quando contatamos Deus, estamos no amor, porque Ele mesmo é amor.
O Filho foi enviado a nós para vivermos por meio Dele. Ele nos trouxe o amor, que veio a nós em forma de graça. A fonte é o amor, a manifestação é a graça. Quando desfrutamos a graça, devemos ter em mente que a fonte é o amor. O Filho de Deus nos foi dado gratuitamente para nosso desfrute, mas não devemos nos esquecer de que tudo isso foi motivado pelo amor, porque Deus é amor.
Em 1 João 1:10-16, João nos diz que Deus é amor e nós somos filhos do amor. Quem permanece em Deus, permanece em amor e quem permanece em amor, permanece em Deus, porque Deus é amor. Por causa desse amor deixamos nossa casa domingo de manhã, quando todos preferem dormir um pouco mais, para visitar as pessoas e pregar o evangelho do reino; apascentamos os novos convertidos, servimos no BooKafé e ajudamos as pessoas a invocar o nome do Senhor. Tudo isso é motivado pelo amor!
Por outro lado, Deus é luz, mas vem a nós como verdade, como realidade. Quando temos contato com a verdade, não vivemos em trevas, pois temos contato com a luz (1 Jo 1:5-7). Como é importante andar no amor e na luz! Isso equivale a andar na graça e na verdade! Em nosso viver da igreja, a luz de Deus deve brilhar em nós como realidade e o Seu amor deve se manifestar em nós como graça. Que mais e mais da luz e do amor sejam infundidos em nós dia a dia!


Ponto-chave: A verdade vem da luz e a graça vem do amor.

Pergunta: Como podemos manifestar às pessoas que temos a luz e o amor?