sábado, 28 de novembro de 2020

ALMA SATURADA DO ESPÍRITO

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 2 – SÁBADO (páginas 39, 40 e 41)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
A VINDA DE CRISTO É CERTA – ANDRÉ DONG E MIGUEL MA
Mensagem:
A VINDA DE CRISTO É CERTA – 1 TS 4:16-18
Ministrada por André Dong
Leitura bíblica:
Mt 25:1-30
Ler com oração:
Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo (1 Ts 5:9).

ALMA SATURADA DO ESPÍRITO
Leiamos este alerta de Paulo: “Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios. Ora, os que dormem dormem de noite, e os que se embriagam é de noite que se embriagam” (1 Ts 5:6-7). Essa palavra é para nós, para que não sejamos surpreendidos na volta do Senhor. Aqui vemos o sentimento de Paulo sobre a necessidade de preparar-nos, ser sóbrios e vigiar. Você quer ser vencedor? Então vigie, pois o Dia do Senhor virá como ladrão, e, se não vigiarmos, seremos apanhados de surpresa. Nós, como filhos da luz e não das trevas, como filhos do dia e não da noite, não podemos dormir como os demais. Esse “dormir” não se refere à morte física, mas ao entorpecimento, aos sentimentos anestesiados. Para quem se encontra nesse estado, a vinda do Senhor não faz diferença, já que vive de qualquer maneira e não discerne o que faz. Portanto sejamos sóbrios e vigilantes.
Neste único versículo, Paulo concentrou toda a armadura da vida cristã: “Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação” (1 Ts 5:8). Aqui temos a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança. Isso também está em Efésios, em que é descrita a armadura de Deus (6:11-17). Vamos revestir-nos de toda a armadura de Deus, porque, se quisermos apressar a volta do Senhor, enfrentaremos lutas.
Continuando, lemos: “Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele” (1 Ts 5:9-10). A expressão “vivamos em união com ele” também pode ser escrita como “vivamos em conexão com Ele”. Além disso, “dormir” aqui não significa ficar entorpecido, mas morrer fisicamente. Isso quer dizer que, se você vigia, é sóbrio e se prepara para a volta do Senhor, mesmo que não esteja vivo quando Ele voltar, você não perderá seu galardão.
O capítulo 25 de Mateus também nos ensina sobre isso com a parábola das dez virgens (vs. 1-13). Cinco virgens eram prudentes, e cinco, insensatas. Todas tinham lâmpadas acesas e vasilhas. A lâmpada acesa é o espírito humano regenerado, o que significa que elas tinham o Espírito de Deus em si, e a vasilha é a alma humana. Na parábola, as lâmpadas estavam acesas, mas, para mantê-las acesas, as virgens precisavam ter azeite na vasilha. As cinco prudentes se prepararam e, quando o noivo veio, tinham as vasilhas cheias de óleo para manter suas lâmpadas acesas. As cinco insensatas não se prepararam, pois não esperavam que o Senhor voltasse tão de repente. Como o noivo demorou, todas dormiram. Quando morremos fisicamente, não há mais como encher nossa vasilha. Enquanto estamos vivos, vamos encher nossa vasilha de óleo, porque, quando morrermos fisicamente, isto é, quando dormirmos, não poderemos mais acrescentar azeite.
Amado leitor, enquanto estivermos vivos, vamos ser sóbrios, vamos ser vigilantes, vamos armazenar azeite em nossa vasilha. Armazenar azeite na vasilha significa encher nossa alma com o Espírito Santo, saturando do Espírito nossa mente, nossa emoção e nossa vontade. Se isso acontecer e um dia nós morrermos, não haverá problema, pois nossa alma estará cheia do Espírito Santo, e, quando o Senhor voltar, encontrará nossa alma já saturada. O grande problema é que, se não aproveitarmos o dia de hoje para saturar nossa alma do Espírito, vivermos de qualquer jeito e, apesar de ter a lâmpada acesa, isto é, ter o espírito regenerado, não tivermos azeite na vasilha, não teremos o Espírito em nossa alma. Tenhamos cuidado, pois, quando falecermos, não teremos mais oportunidade de encher nossa vasilha, ou seja, de encher nossa alma com o Espírito. Que essa palavra nos estimule a encher nossa vasilha de azeite, vigiando e sempre sendo sóbrios.
Nesse mesmo capítulo de Mateus, temos a parábola dos talentos (25:14-30). Enquanto vigiamos enchendo nossa vasilha de azeite, também temos de negociar os talentos recebidos, isto é, usar nossos dons. E, quando exercitamos nosso dom, a graça vem. Quanto mais graça, mais nosso dom aumenta; e, quanto mais nosso dom aumenta, mais graça ganhamos, até que nosso dom se torne ministério! É esse ministério que Deus pode usar para Suas operações! Então, amado leitor, vamos negociar nossos talentos! Aquele que recebeu cinco talentos não ficou esperando, mas saiu imediatamente a negociá-los. Aquele com dois talentos também saiu logo a negociar. O problema foi aquele que recebeu um talento. Eu creio que, no viver da igreja, a maioria recebeu um talento. Vamos ajudar os irmãos de um talento a negociá-lo. Se você tiver dificuldade em negociar seu talento, peça ajuda aos “banqueiros” (i.é., aos irmãos que já os negociam), para que o talento recebido “renda juros” para o Senhor. Isso significa que ninguém pode ficar parado na vida da igreja, pois nosso alvo é esperar, apressar e amar a vinda do Senhor.
No capítulo 24 de Mateus, encontramos uma citação sobre os tempos de Noé: “A respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem” (vs. 36-39). Deus se aborreceu daquela geração e mandou Noé aparelhar uma arca para que fosse salvo do juízo que Ele havia determinado. Noé, sua família e todos os animais que estavam com ele foram salvos. O tempo em que vivemos está muito parecido com o tempo de Noé, porém o que nos sobrevirá será a vinda do Filho do Homem. Quando o Senhor vier, dará fim a todo este mundo de pecados aqui da terra. Entretanto “dois estarão no campo, um será tomado e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada e deixada a outra” (vs. 40-41). Que significa isso? Esse é o arrebatamento dos vencedores vivos! O campo e o moinho são para produzir alimento. Isso significa que dois estavam trabalhando normalmente, mas um foi arrebatado. Cremos que este estava no espírito, invocando o nome do Senhor, pregando o evangelho para seus colegas, participando de reuniões de casa, apascentando, pastoreando seus companheiros, e assim encheu a vasilha de azeite. Em seguida, ele foi tomado. O outro, infelizmente, foi deixado. Portanto apressemos a vinda do Senhor pregando o evangelho do reino e vigiando, porque não sabemos em que dia vem nosso Senhor!
Pergunta: O que significa ter a vasilha cheia de óleo?

Meu ponto-chave: