terça-feira, 28 de maio de 2013

O GLORIOSO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 3 - TERÇA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 11: O Leão da tribo de Judá (Ap 5:1-5)

Leitura bíblica: Gn 49:11-12; Mt 21:3; Jo 6:57; 10:10b; 2 Pe 1:3-4; 1 Jo 3:2

Ler com oração: Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito (Ef 5:25b-27).

O GLORIOSO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

Quando estava prestes a entrar em Jerusalém, o Senhor enviou dois de Seus discípulos a uma aldeia próxima à cidade, de onde Lhe trariam uma jumenta e um jumentinho que estavam presos ali. Ele também os orientou dizendo que, se alguém lhes perguntasse alguma coisa sobre os animais de carga, eles deveriam responder: “O Senhor precisa deles” (Mt 21:3).
Mesmo sendo considerado pelo povo como Rei em Jerusalém, o Senhor não escolheu um transporte nobre para Lhe servir de montaria, mas sim dois animais de carga. É importante notar que, no momento em que o Senhor precisou deles, a jumenta e o jumentinho já estavam preparados. Para Sua segunda vinda, o Senhor também precisa de nós. Da mesma forma que aqueles jumentinhos, se desejamos ser utilizados pelo Senhor, precisamos estar preparados para trazê-Lo como Rei. Essa preparação requer que sejamos transformados pela vida divina.
Ao mesmo tempo em que nos enchemos da vida de Deus, estamos nos esvaziando da nossa velha natureza. Esse é um processo metabólico de transformação, que progride à medida que somos nutridos pela vida de Deus. Por estarmos atados a Cristo, à vide mais excelente, só podemos comer do fruto da videira. Em outras palavras, quando estamos no espírito, em comunhão com o Senhor, somos restringidos e já não temos liberdade para escolher “outras coisas” como nosso alimento; antes, somos supridos pelo Senhor Jesus e nos sentimos satisfeitos com Ele. Dessa maneira, pouco a pouco, deixamos de lado nossa velha natureza e passamos a viver pela vida do Senhor em nós (Jo 6:57).
O Senhor Jesus é o Leão da tribo de Judá, revestido da autoridade e da nobreza provenientes da vida divina. Como Deus deseja que sejamos semelhantes a Ele, ou seja, que nos tornemos também “leões”, nos fez participantes de Sua vida e natureza (1 Jo 3:2; 2 Pe 1:3-4).
Se praticamos o viver da igreja, procurando sempre estar no espírito, iremos nos alimentar ricamente do fruto da vide. Como a videira mais excelente, o Senhor Jesus tem vida disponível em abundância (Jo 10:10b). Isso é representado pelo montante de uvas produzidas pela vide em Gênesis 49, na qual há vinho suficiente para que as vestes sejam lavadas, e suco de uvas em tal quantidade que pode ser utilizado para lavar a capa (v. 11b). Isso indica a transformação que ocorre em nossos atos (Ap 19:8).
Por desfrutarmos com abundância da vida de Deus, obtemos a alegria do Espírito, tendo os olhos “cintilantes de vinho”, como quem está cheio, “embriagado” do Espírito (Gn 49:12; Ef 5:18). Nesse glorioso processo, nossos “dentes” se tornam “brancos de leite”, ou seja, nossa natureza é transformada metabolicamente. Se antes éramos um “jumento” com aparência vil, agora estamos sendo santificados, e nossa expressão está mudando (vs. 25b-27), para que um dia estejamos prontos para reinar com o Senhor.
Além disso, embora tenhamos sido teimosos e egoístas no passado, agora estamos sendo transformados em servos obedientes que desejam compartilhar essa vida com outros. Como o jumento de Mateus 21, tornamo-nos úteis ao Senhor e cooperamos com Ele pregando o evangelho do reino com os livros que têm essa palavra da vida em abundância. Aleluia!


Ponto-chave: Ser semelhante ao Leão da tribo de Judá.

Pergunta: Como podemos nos preparar para ser úteis ao Senhor?