sexta-feira, 17 de maio de 2013

ANDAR EM AMOR É CUIDAR UNS DOS OUTROS


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 1 - SEXTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 9: O amor de Cristo (Ef 3:17-19)

Leitura bíblica:  1 Co 8:1b; 2 Co 3:6; Ef 4:1-6; 1 Tm 1:7, Fm 11-18

Ler com oração:  Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos. Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade (1 Jo 3:16, 18).

ANDAR EM AMOR É CUIDAR UNS DOS OUTROS

O amor de Cristo não é teórico, mas prático. Nós o exercitamos quando apascentamos e aperfeiçoamos as pessoas. Devemos ter misericórdia daqueles que erram e ajudá-los, assim como Paulo fez em relação a Onésimo. Na Epístola a Filemom, vemos que Onésimo era um escravo que defraudou a seu senhor e fugiu. Na prisão, ele conheceu Paulo, que lhe apresentou o evangelho e o aperfeiçoou no amor de Cristo. Em razão disso, Onésimo se arrependeu e foi transformado. Ele foi ganho por Deus, por isso se tornou alguém útil e amado (v. 11). Paulo pediu que Filemom o recebesse novamente, já não mais como escravo, mas como um irmão caríssimo (v. 16). O apóstolo também se dispôs a pagar pelos danos causados por este irmão, no passado (v. 18). Aqui vemos o cuidado amoroso que resulta da prática do imensurável amor de Cristo.
Ao cuidarmos uns dos outros, somos todos aperfeiçoados. Não desprezemos os jovens quando erram. No caso de João Marcos, ele desistiu de acompanhar Paulo e Barnabé na primeira viagem (At 15:37-39). Paulo não quis levá-lo novamente, mas Barnabé estava disposto a lhe dar uma nova chance de ser aperfeiçoado. Devemos estar dispostos a dar aos jovens novas oportunidades de aperfeiçoamento. Talvez aquele jovem que consideremos inútil seja, aos olhos do Espírito, alguém que se tornará útil. Podemos nos enganar, mas o Espírito de Deus jamais se engana.
Na verdade, todos nós éramos inúteis para Deus, mas em algum momento alguém se preocupou em nos aperfeiçoar. Esse é dispensar do Deus Triúno para levar a cabo Seu plano. Se já temos sido aperfeiçoados, isso não é para nossa glória, mas apenas para a glória do Senhor. Vamos cuidar de nossos jovens, conduzindo-os a um ambiente de aperfeiçoamento, como o CEAPE, onde podem se tornar mais úteis para propagar o evangelho do reino. Quando isso ocorrer, toda a glória será dada ao Senhor, conforme lemos: “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!” (Ef 3:20-21).
Quando andamos em amor, agimos com humildade e mansidão (4:1-2). A edificação do Corpo de Cristo ocorre com base no amor, pois o saber ensoberbece, mas o amor edifica (1 Co 8:1b). No caso dos efésios, a busca pelo conhecimento os tornou pessoas críticas e soberbas que, pretendendo passar-se por mestres da lei, faziam asseverações ousadas sobre assuntos que sequer compreendiam (1 Tm 1:7). Isso serve de advertência para que não andemos na caducidade da letra, buscando meramente o conhecimento doutrinário, pois a letra mata, mas o Espírito dá vida (2 Co 3:6).
Além disso, por andarmos em amor, aceitamos a restrição que vem do Espírito para preservar a unidade (Ef 4:3). Não estamos realizando uma obra de destaque individual. Servindo ao Senhor, somos restringidos, pois há somente um Corpo, um só Espírito, uma só esperança, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos (vs. 4-6).


Ponto-chave:  Cuidar dos nossos jovens.

Pergunta:  Por que devemos dar aos jovens a oportunidade de serem aperfeiçoados?