quinta-feira, 12 de junho de 2014

A IMPORTÂNCIA DE CADA MEMBRO NO CORPO DE CRISTO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - QUINTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 11: As verdades na forma da letra [5] – (1 Co 12:1-6)

Leitura bíblica: 1 Co 12:13-20; Ef 4:15-16

Ler com oração: Assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós (1 Co 12:12, 21).

A IMPORTÂNCIA DE CADA MEMBRO NO CORPO DE CRISTO

Hoje veremos a relação entre os ministérios e o Corpo de Cristo, conforme foi descrito pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios 12:12. Paulo faz uma analogia entre o corpo humano e o Corpo de Cristo. Assim como no corpo há muitos membros, assim também nós, depois de regenerados, em um só Espírito fomos batizados em um Corpo e nos tornamos os muitos membros do Corpo de Cristo (v. 13).
Seguindo essa analogia, nos versículos seguintes, o apóstolo mostra que cada membro do Corpo tem uma função, tem a sua utilidade e importância, por isso “não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós” (v. 21). No corpo, nenhum membro é autossuficiente. Na verdade, cada um de nós deveria dizer para o outro membro: “Eu preciso de você!”. Ou seja, os olhos precisam da mão, e a cabeça dos pés. O fato de não sermos determinado membro não significa que não precisamos de quem exerce aquela função. Pelo contrário, a mútua dependência entre os membros revela uma situação normal, na qual nós nos complementamos e necessitamos uns dos outros.
Desde criança, sempre gostei de fazer muitos exercícios físicos. Por isso meus músculos eram fortes. Contudo, por causa de minha idade avançada, tive problemas de saúde, falta de sódio, e meus músculos se debilitaram. Os médicos, entretanto, me recomendaram fisioterapia a fim de sustentar meu corpo. Depois de muitos exercícios, meus músculos se fortaleceram e me recuperei. Se me recusasse a exercitar meus músculos, todo meu corpo ficaria debilitado. Assim, ainda que cada membro seja diferente, todos são importantes, e cada um depende do outro.
Pelo exercício de cada membro, percebemos que cada um tem seu ministério. Não devemos desprezar ninguém nem precisamos competir um com o outro; o que deve haver entre nós é a cooperação de cada parte, uma vez que cada membro tem sua utilidade, e juntos edificamos em amor o Corpo de Cristo (Ef 4:16).


Ponto-chave:  Somos diferentes, mas cada um é importante.