terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O MISTÉRIO DA PIEDADE E A PLENA SALVAÇÃO DE DEUS

ALIMENTO DIÁRIO
SEMANA 8 - TERÇA-FEIRA

SÉRIE: Colossenses - O Mistério de Deus: Cristo

MENSAGEM 16: O mistério de Cristo – a igreja – (Cl 2:2; Ef 1:17, 22-23; 3:3-4, 10)

Leitura bíblica:
1 Tm 3:14-16a; 2 Pe 1:3-4

Ler com oração:
Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é (1 Jo 3:2)
.
O MISTÉRIO DA PIEDADE E A PLENA SALVAÇÃO DE DEUS

Recentemente estudamos as epístolas de Pedro, os escritos de João, e chegou o momento de voltarmos aos escritos de Paulo. Nosso estudo não dever ser realizado apenas para conhecer as verdades da Bíblia, e sim vivê-las e praticá-las. O Senhor fala por meio de mistérios e os revela aos Seus servos.
Paulo escreveu ao jovem Timóteo: “Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te em breve; para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade. Evidentemente, grande é o mistério da piedade” (1 Tm 3:14-16a). Precisamos nos deter no significado de piedade; em português o termo significa compaixão, misericórdia. Segundo o original grego, o correto seria usarmos uma expressão como “Deusdade” em vez de “piedade”. O termo “Deusdade” significaria parecermos com Deus, sermos participantes da natureza e vida divinas. Em inglês, usa-se a palavra “Godliness” que é a junção de “God”, Deus, mais o sufixo “liness”, que significa ser parecido.
A piedade refere-se a um viver que expressa a Deus. É Ele fluindo de nós como amor, paciência, longanimidade, mansidão, domínio próprio e perdão; tudo isso expressa Deus. Então era como se Paulo dissesse: “Evidentemente grande é o mistério de parecer-se com Deus”. Tornamo-nos participantes da natureza divina (2 Pe 1:3-4) e, pelo constante acréscimo da vida de Deus, seremos cada vez mais parecidos com Ele.
Por meio de Jesus Cristo, ao nos arrependermos e confessarmos os nossos pecados, fomos redimidos e reconciliados com Deus, justificados e santificados. Recebemos tudo isso no dia em que cremos no Senhor, é a redenção judicial.
Estávamos no mundo, e Deus nos separou e nos tornou Seu povo. Essa é a santificação objetiva. Agora, em nosso viver diário, Deus acrescenta mais de Sua vida, e deixamos de ser comuns.
Vejamos a seguinte ilustração: imagine que tenhamos vinte canecas com água. Alguém separa uma, mas, no dia seguinte, essa caneca se mistura com as outras e não há como identificá-la, pois todas são iguais. Então, quando Deus separa alguém, acrescenta nessa pessoa a vida e a natureza divinas. É como se Deus acrescentasse diariamente em nós uma tinta azul, celestial; quanto mais tinta recebermos, mais nos pareceremos com o frasco de tinta. Quando formos a qualquer lugar, seremos distintos, todos verão que somos diferentes. Isso é a santificação subjetiva.
A seguir vem a transformação (Rm 12:2), depois a conformação, isto é, deixamos de ser conformados com o mundo e nos conformamos a Cristo (8:29); por fim, temos a glorificação (v. 30). Assim, como um botão de rosa quando desabrocha, é manifestada a sua glória. Assim também nós, na volta do Senhor, manifestaremos a glória Dele.
Esse processo é a plena salvação de Deus: “Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é” (1 Jo 3:2). Quando nos abrirmos totalmente ao Senhor, seremos semelhantes a Ele e o veremos como Ele é. Isso é “Deusdade”, “piedade”. Aleluia!