quarta-feira, 31 de julho de 2013

O FOGO DO ESPÍRITO COMO SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA A VIDA NATURAL

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 4 - QUARTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 20: Ouro transparente [2] – (2 Pe 1:3-8)
Leitura bíblica: Gn 2:11-12; 1 Co 3:12; Ap 21:18

Ler com oração: Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo (1 Pe 1:7).


O FOGO DO ESPÍRITO COMO SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA A VIDA NATURAL

Não é muito eficaz eliminar a vida da alma simplesmente por meio de sofrimentos. O passar por tribulações em si não é o que nos transforma, e sim voltar-nos ao nosso espírito, onde habita o Espírito do Senhor. Nesses momentos de sofrimento e provação, é o Espírito que opera em nós, e não o sofrimento em si. Se não nos voltamos ao Espírito que habita em nosso espírito, vamos simplesmente usar nossa força natural para tentar melhorar a nós mesmos. Isso pode ter algum efeito temporário, porém, após passar o sofrimento, voltamos a ser o que éramos antes.

Por isso, em sua primeira epístola, Pedro diz que, quando somos contristados por várias provações, devemos exultar, pois essas provações do presente são por breve tempo e ocorrem se necessário. Depois, uma vez confirmado o valor da nossa fé, que é muito mais precioso do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redundará em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo (1 Pe 1:6-7).

Nossa vida da alma é forte. Quando, ela se manifesta e somos iluminados, percebemos que ela ainda está muito ativa e espontaneamente tentamos suprimi-la por nós mesmos. Decidimos não mais agir daquela forma ou pensar de certa maneira, mas de repente ela se manifesta de novo, pois esse é nosso ser natural. Essa é nossa história onde quer que estejamos. A solução, o segredo, é nos voltarmos ao espírito, onde há o fogo do Espírito que pode queimar a vida da alma. Louvado seja o Senhor!

Dentre os mais de cem elementos químicos, o ouro é um dos que tem alta temperatura de fusão. Para que o ouro seja refinado, o minério ainda impuro é colocado num receptáculo chamado “cadinho”, que é posto no fogo, em altíssima temperatura, acima de mil graus Celsius. Nesse ponto o ouro se funde. Visto que o ouro é um metal pesado e os demais metais são relativamente mais leves, o ouro permanece no fundo do cadinho e os demais sobem e podem ser retirados.

Todos nós precisamos ter a experiência de passar pelo fogo. Esse fogo está em nosso espírito, portanto, quando estamos no espírito, o fogo começa a operar e separar as impurezas em nosso ser natural. Uma vez removidas, o que resta é o “ouro”, isto é, a natureza divina.

O ouro físico nunca é cem por cento puro, e Pedro o chama de ouro perecível, mas o ouro na Bíblia refere-se à natureza divina. Ele é mencionado em Gênesis 2:11-12,

1 Coríntios 3:12 e Apocalipse 21:18. É a esse ouro – a natureza divina em nós – que Pedro se refere quando menciona o valor aumentado da fé após ser apurada por fogo: “Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais precioso do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1 Pe 1:7 lit.). É esse “ouro” que devemos desejar!


Ponto-chave: A fé provada é como ouro depurado.

Pergunta: Como pode sua velha natureza caída tornar-se como ouro puro?