segunda-feira, 21 de abril de 2014

O PRIMEIRO SINAL – A MULHER UNIVERSAL

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 4 - SEGUNDA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 4: A visão de Apocalipse 12 – (Ap 12:1-6)

Leitura bíblica:  Gn 37:9-10; Ap 1:1-3; 12:1-6

Ler com oração: Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam (Tg 1:12).


O PRIMEIRO SINAL – A MULHER UNIVERSAL

Nesta semana abordaremos uma importante visão apresentada no capítulo 12 de Apocalipse, que corresponde a uma mulher e um dragão.
Apocalipse é um livro repleto de visões e revelações, que chegaram até nós para que saibamos como proceder hoje. Podemos dividi-lo em duas partes: a primeira é formada pelos onze primeiros capítulos, e a segunda compreende os capítulos de 12 a 22.
Em Apocalipse 12:1-2 lemos: “Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça, que, achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz”. A Bíblia traz figuras e alegorias de significado e aplicações espirituais diversos. Há várias interpretações para esses sinais. Uma delas é que essa mulher refere-se à totalidade dos filhos de Deus no mundo ao longo dos séculos, pois inclui os patriarcas (estrelas), os que guardavam os mandamentos de Deus no Antigo Testamento (lua), se referindo ao povo de Israel, e os que têm o testemunho de Jesus, os santos do Novo Testamento (sol). Há outras interpretações com ricas aplicações espirituais, mas não abordaremos no momento.
Vemos nesses versículos que essa mulher se encontrava grávida e estava sofrendo intensamente com as dores de parto, a ponto de gritar por conta dos tormentos para dar à luz. O sofrimento dessa mulher indica que, ao longo dos séculos, Deus tem trabalhado naqueles que foram chamados, a fim de gerar vencedores.
Podemos ver na Bíblia exemplos de pessoas que sofreram, arriscando suas vidas para cooperar com Deus. Temos Abraão, que abandonou sua terra e sua parentela e foi habitar em Canaã; Josué, que liderou os hebreus em muitas batalhas na conquista da boa terra; Daniel e seus três amigos, que enfrentaram grandes adversidades em Babilônia, e muitos outros (Hb 11:32-38). Também na história da igreja muitos se tornaram mártires, como Pedro e Paulo.
Na era presente, da mesma forma, muitos têm se consagrado ao Senhor para levar adiante Seu propósito, passando por tribulações, angústias e perseguições, levando sempre no corpo o morrer de Jesus (2 Co 4:10).
Não desanimemos, pois os sofrimentos do tempo presente produzirão eterno peso de glória (v. 17). Por fim, a mulher universal, em meio ao sofrimento, dará à luz o filho varão, que há de reger as nações. Aleluia!