sábado, 31 de maio de 2014

TUDO O QUE PRECISAMOS ESTÁ EM O ESPÍRITO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - SÁBADO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 9: As verdades na forma da letra [3] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica:  Gl 5:22-25

Ler com oração:  Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita. [...] Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. [...] O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8:11, 13, 16).

TUDO O QUE PRECISAMOS ESTÁ EM O ESPÍRITO

Poucos cristãos possuem o entendimento da distinção entre o Espírito Santo e O Espírito, mostrada e simbolizada pelo óleo sagrado da unção. Enquanto o azeite puro de oliveira representa o Espírito Santo, o óleo composto da unção representa O Espírito, que é todo-inclusivo, incluindo o Deus Triúno – Pai, Filho e Espírito Santo – com Sua divindade, bem como a humanidade do Senhor Jesus, agregando Suas experiências humanas e Suas virtudes. Nele também há a morte e ressurreição de Cristo e o poder e a eficácia de Sua obra sobre o inimigo. Todas essas experiências estão incluídas em O Espírito.
Isso significa que tudo o que precisamos está em O Espírito. Se, por exemplo, clamamos a Deus como nosso Pai, temos acesso a Ele mediante o Espírito (Rm 8:15; Ef 2:18). Quando negamos a nós mesmos, nos humilhando, experimentamos, pelo Espírito, a morte de Cristo operando em nós (Rm 8:13). Quando estamos no espírito, o Senhor Espírito tem liberdade para nos transformar mediante Sua vida (2 Co 3:17-18). Em resumo, o Espírito não nos foi dado de maneira restrita, apenas para manifestações exteriores, como dons espirituais ou falar em línguas; antes, ele tem como principal função nos transmitir a vida de Deus para que frutifiquemos em nosso viver cotidiano (Gl 5:22-25).
Se vivermos no espírito, onde habita O Espírito, a vida de Deus alcançará todo nosso ser e transformará cada aspecto de nosso viver (Rm 8:6, 9-11). É nesse contexto que nos tornamos verdadeiros ministros do Espírito, ministros da nova aliança. Não somos ministros da letra, mas ministros do Espírito que dá vida (2 Co 3:6). Nele temos tudo o que precisamos para praticar a Palavra em nosso viver diário e, desse modo, agradar a Deus.


Ponto-chave:  Todas as riquezas do Deus Triúno estão em O Espírito.