sexta-feira, 12 de setembro de 2014

SERVOS BONS, FIÉIS E PRUDENTES

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 8 - SEXTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 24: O filho varão (Ap 12:1-6)

Leitura bíblica:  Mt 24:45-51; 25:14-30; Ap 12:6-18


Ler com oração:  O servo prudente goza do favor do rei, mas o que procede indignamente é objeto do seu furor (Pv 14:35).

SERVOS BONS, FIÉIS E PRUDENTES

Depois de dar à luz o filho varão, a mulher de Apocalipse 12 recebeu as duas asas da grande águia a fim de voar para o deserto e ser sustentada por três anos e meio, o período da grande tribulação (v. 14). Olhando para o mapa-múndi atual, podemos delinear a figura de um dragão no continente europeu e de uma águia no continente norte-americano. Além disso, podemos delinear a figura de um feto no continente africano. Embora o filho varão seja um homem feito e represente os vencedores de todas as eras e lugares, temos usado a figura do feto no continente africano, um varão em gestação, como encorajamento para a pregação do evangelho naquele continente, de modo que mais pessoas sejam salvas e mais cristãos cresçam e amadureçam em todos os lugares, a fim de se tornarem vencedores para reinar com Cristo no reino milenar.
Como vemos em Apocalipse 12:5, assim que o filho varão nasceu, foi arrebatado ao terceiro céu. Esse será o arrebatamento dos santos vencedores no início da grande tribulação. Uma vez que os vencedores forem arrebatados, Miguel e seus anjos pelejarão contra o diabo e seus anjos. Estes serão expulsos do céu e lançados para a terra. Uma vez atirado à terra, o dragão irá perseguir a mulher que dera à luz o filho varão, isto é, os cristãos vivos que não tiverem sido vencedores ainda. Esse será o início da grande tribulação de três anos e meio.
Para sermos vencedores, de fato precisamos ser servos bons e fiéis que negociam os talentos recebidos do Senhor (Mt 25:14-20). Além disso, precisamos de alguns detalhes descritos em Mateus 24:45-51. Os servos de Mateus 25 são chamados de bons e fiéis (vs. 21, 23), mas o servo de Mateus 24 é bom (em oposição ao servo mau que espanca seus conservos – v. 48), fiel e prudente (v. 45). Prudência, ou sabedoria, não se aprende em livros, por meio de estudo, mas é uma questão de ser cheio do Espírito, tendo uma visão abrangente e universal.
Há vários irmãos empresários, muito bem-sucedidos, que amam ao Senhor, servem na igreja e aprenderam a ser prudentes ao longo dos anos. Vários desses irmãos prudentes foram incluídos na obra do Senhor, não porque são bem-sucedidos, mas porque são prudentes. A igreja precisa da prudência deles, uma vez que administram seus bens com prudência e conseguem ver as coisas melhor do que outros. Na vida da igreja precisamos ser servos assim, para participar da obra do Senhor.


Ponto-chave:  Aprender a prudência ao servir.