quinta-feira, 31 de julho de 2014

INVOCAR O NOME DO SENHOR PARA VIVER NO ESPÍRITO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - SEXTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 18: As verdades no ministério de Paulo [2] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: At 9:19-20; 11:22-26; 2 Co 12:4

Ler com oração: A fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito (Rm 8:4).

INVOCAR O NOME DO SENHOR PARA VIVER NO ESPÍRITO

Sabemos que depois de ter passado pela experiência de salvação, Paulo permaneceu em Damasco por alguns dias com os discípulos (At 9:19). Tão logo fora salvo, Paulo passou a pregar nas sinagogas, afirmando ser Jesus o Filho de Deus (v. 20). Ali, ele começou a ser aperfeiçoado no seu ministério. Mas, pelo fato dos judeus planejarem tirar-lhe a vida, ele precisou fugir (vs. 23-25), indo para as regiões da Arábia, onde permaneceu algum tempo antes de voltar a Damasco (Gl 1:17). Mais tarde, foi a Jerusalém, quando conheceu Barnabé, que o levou aos apóstolos, tendo permanecido com Pedro por quinze dias (v. 18). Mas, por envolver-se em discussões, ele foi levado ao porto de Cesareia, de onde embarcou para Tarso, sua cidade natal (At 9:29-30). Mais tarde, Barnabé lembrou-se de Paulo, foi procurá-lo em Tarso e o trouxe para Antioquia, onde ele passou a viver a vida da igreja e foi aperfeiçoado nos serviços durante um ano (11:22-26). Ali o Espírito falou aos irmãos para separar a Barnabé e a Saulo para a obra, e eles foram enviados (13:2-3). Em sua primeira viagem ele estava aprendendo como servir as igrejas.
Paulo, por ser uma pessoa que constantemente invocava o nome do Senhor, passou a viver no espírito e pelo Espírito. E é esse Espírito, mesclado com o nosso espírito, que deve nos governar, controlar, dirigir e guiar nosso andar cristão (Rm 8:4).
Por estar no espírito, Paulo recebeu de Deus a função de apóstolo, ou seja, ser enviado para ministrar Cristo aos pecadores, a fim de que estes se tornem filhos de Deus e membros do Corpo de Cristo, e, então, sejam amadurecidos na vida da igreja. O apóstolo não é alguém poderoso, que exerce a posição de controlar e dominar outros; mas é enviado por Deus para levá-Lo às pessoas, ajudando-as a crescer na vida divina.
Para ser um apóstolo entre os gentios, Paulo precisava estar bem equipado, por isso ele invocava o nome do Senhor, aprendendo a viver no espírito. Por estar no espírito, Ele foi arrebatado ao terceiro céu onde recebeu visões e revelações da parte de Deus. Ele ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir. Como precisava transmiti-las para os ministros da nova aliança, Deus o incumbiu de escrever as verdades que havia recebido, em forma de letras, ou seja, em epístolas.
E, assim, Paulo nos deixou muitas coisas práticas para serem aplicadas no viver da igreja hoje! Graças ao Senhor! Se quisermos ser usados por Deus, úteis ao Senhor, precisamos, também, tornar-nos ministros da nova aliança, habilitados a extrair a vida divina das verdades!


Ponto-chave: Como ministros da nova aliança, extraímos vida das verdades.