terça-feira, 29 de outubro de 2013

O APERFEIÇOAMENTO DOS SANTOS PARA A OBRA DO MINISTÉRIO

ALIMENTO DIÁRIO -SEMANA 6 - TERÇA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
O aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério (1 Co 12:4-6; Ef 4:11-12)

Leitura bíblica: Ef 1:3-14; 2:1-10; 3:2, 17; 4:7-12 

Ler com oração: Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho de seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo (Ef 4:11-12).

O APERFEIÇOAMENTO DOS SANTOS PARA A OBRA DO MINISTÉRIO

Efésios 1 nos traz um resumo da economia neotestamentária de Deus. A essência do Seu plano é resgatar o homem, por meio do perdão dos pecados, e infundir-lhe Sua vida, de modo a transformar pessoas outrora inúteis em úteis para governar com Ele no mundo que há de vir.
No capítulo 2, vemos os elementos constituintes da igreja e o modo como a misericórdia de Deus nos alcançou (vs. 1-10). O capítulo 3, por sua vez, fala dos mordomos, que cooperam com Deus no cuidado com os membros do Corpo de Cristo. São os oikônomos, verdadeiros “garçons” espirituais, que alimentam as pessoas com o evangelho completo, especialmente com o evangelho do reino, por meio dos livros espirituais. Ao falar do mordomado, Paulo ora para que estejamos arraigados e alicerçados no amor que vem do Senhor (v. 17).
Nos capítulos 4 a 6, Paulo nos mostra os cinco tipos de andar cristão: andar na graça, na verdade, no amor, na luz e no espírito. Nossa ênfase nesta semana, contudo, será no aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério.
Em Efésios 4, lemos que “ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres” (v. 11). Aqui vemos alguns mordomos que foram especialmente preparados pelo Senhor para o aperfeiçoamento dos santos. Portanto, esses homens que Deus deu à igreja não são para substituir o funcionamento normal dos membros do Corpo de Cristo. O avião, que representa a economia neotestamentária de Deus, não irá decolar se a asa correspondente à igreja tiver apenas um pequeno grupo que funcione e a grande maioria dos membros permanecer inativa. O objetivo do aperfeiçoamento é fazer com que todos desempenhem o seu serviço, ou seja, funcionem dando sua justa cooperação, para a edificação do Corpo de Cristo (v. 12). Assim, essa “asa” poderá funcionar e o “avião, levantar voo” e cumprir toda a economia neotestamentária de Deus.


Ponto-chave: Todos precisamos ser aperfeiçoados.
Pergunta: Qual a função dos homens-dons que Deus concedeu ao Corpo de Cristo?

EXERCITAR O ESPÍRITO PARA EXTRAIR VIDA DA PALAVRA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 6 - SEGUNDA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
O aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério (1 Co 12:4-6; Ef 4:11-12)

Leitura bíblica: Jo 5:39; 6:63; 14:6; 2 Tm 2:2; 3 Jo 4

Ler com oração: O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco (Fp 4:9).

EXERCITAR O ESPÍRITO PARA EXTRAIR VIDA DA PALAVRA

Nas últimas semanas, temos visto a importância de ler a Bíblia de uma maneira nova, usando nosso espírito para extrair vida da Palavra. O que o Senhor espera de nós é que saibamos aplicar as verdades que temos ouvido, ajudando os demais irmãos por meio de nossas experiências, tal como fizeram os apóstolos Pedro e João na sua maturidade, quando escreveram suas epístolas.
Todas as verdades que temos ouvido fazem parte da Fé, que é o conteúdo da economia neotestamentária de Deus. Essa Fé é também o próprio Filho de Deus, conforme lemos em Gálatas 2:20. Antes disso, em João 14:6, o próprio Senhor Jesus disse que Ele é a verdade. Em outras palavras, a verdade é uma pessoa viva.
Olhando novamente para a figura do avião (vide ilustração na pág. 93), que representa a economia de Deus no Novo Testamento, vemos que uma das suas asas prefigura o livro de Colossenses, onde nos é revelado Cristo como a Cabeça do Corpo, da igreja (Cl 1:18). Sem Ele, tudo é vazio; sem Ele, não temos nada. A outra asa representa o livro de Efésios, que mostra a igreja como o Corpo de Cristo (Ef 1:22-23), onde todos os membros ganharam vida e funcionam. Para que a economia de Deus “alce voo” e a vontade Dele seja cumprida, o conteúdo da Fé, que é o próprio Cristo, precisa ser transferido para a fé subjetiva dos membros de Seu Corpo, e isso acontece, pouco a pouco, sempre que exercitamos nosso espírito e praticamos a Palavra.
Transmitir as verdades é algo muito importante e faz parte de nossa função na igreja (2 Tm 2:2) mas, depois disso, precisamos ajudar os irmãos a praticá-las.


Ponto-chave: Exercitar o espírito nos leva a praticar as verdades.

Pergunta: Qual o enfoque atual do Senhor em relação às verdades contidas na Palavra?