quinta-feira, 18 de julho de 2013

ONDE HÁ O ESPÍRITO, HÁ O FOGO SANTIFICADOR

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 2 - QUINTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 18: Ágape (2 Pe 1:3-8)

Leitura bíblica: Mt 3:11; 16:22-24; 1 Pe 1:6-9

Ler com oração: Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando (1 Pe 4:12-13).

ONDE HÁ O ESPÍRITO, HÁ O FOGO SANTIFICADOR

Ontem vimos que o Novo Testamento nos apresenta duas linhas ministeriais, uma baseada nos ensinamentos dos apóstolos que estiveram com o Senhor e outra nos ensinamentos transmitidos por Paulo. De acordo com a visão celestial que recebera, Paulo escreveu com profundidade as elevadas verdades espirituais. A linha ministerial dos apóstolos, por sua vez, pode ser representada pela experiência de Pedro. Ele possuía características muito fortes em sua alma, e suas falhas foram notadamente destacadas nos evangelhos. Cada vez que Pedro se deixava conduzir segundo seu próprio entendimento, que era contrário à vontade de Deus, isso era exposto pelo Senhor, que o exortava e corrigia.

A experiência de Pedro nos traz muita ajuda, pois muitas vezes podemos nos identificar com ele. Por exemplo, em Mateus 16 vemos que, após o Senhor afirmar que teria de sofrer, morrer e ressuscitar, Pedro, chamando-O à parte, passou a repreendê-Lo, dizendo: “Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá” (v. 22). Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: “Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens” (v. 23). Aqui recebemos uma importante lição, na qual vemos que nossos sentimentos e pensamentos naturais podem ser um obstáculo para que a vontade de Deus seja feita e um impedimento para que o Senhor realize Sua obra. Houve muitos outros momentos como esse em que as falhas de Pedro foram expostas (17:1-5; 24-27; Jo 13:36-38), porém ele perseverou em seguir o Senhor, pois de fato O amava.

Assim como Pedro, todos nós possuímos uma vida da alma muito forte. E pela experiência sabemos que não é fácil negá-la. Todavia, por meio dos escritos de Pedro, somos ajudados a perceber nossa necessidade de sermos purificados por meio do fogo santificador do Espírito. Esse é o modo usado por Deus para nos transformar e nos moldar segundo Sua vontade.

Cremos que Pedro aplicou em sua vida o que foi descrito em Mateus 3:11, onde nos é dito que o Senhor Jesus nos batizaria com o Espírito Santo e com fogo. De fato, somente esse fogo é capaz de nos purificar e eliminar todas as impurezas de nossa alma.

Por essa razão, 1 Pedro 1:6-9 nos diz: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma”. Essa é a lição que aprendemos com Pedro: onde há o Espírito, há o fogo santificador.

Além de Pedro, João também pertencia a essa linha ministerial. Ele também teve sua alma transformada por meio do fogo do Espírito. Quando ainda era jovem, por estar sempre próximo de Pedro, João certamente aprendeu muitas lições com a experiência de Pedro. Em sua maturidade João pôde desenvolver essa linha em seu ministério ulterior. O ministério de João nos ensina que, quando nos voltamos ao nosso espírito, invocando o nome do Senhor e ruminando Sua palavra, permitimos que o fogo do Espírito queime nossas impurezas, iluminando e purificando nossa alma, e tornando-nos úteis ao Senhor. Amém!


Ponto-chave: Pensamentos e sentimentos naturais podem ser obstáculos para Deus.

Pergunta: Como devemos lidar com nossos pensamentos e sentimentos?