sábado, 11 de janeiro de 2014

PRATICAR AS VERDADES NO ESPÍRITO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 8 - SÁBADO


MENSAGEM 16: Extrair vida das verdades (2 Co 3:5-6)

Leitura bíblica: Mt 3:11; 3 Jo 4; Ap 1:9-13; 2:1-7

Ler com oração: Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta. [...] Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro (Ap 1:10, 12).

PRATICAR AS VERDADES NO ESPÍRITO

Ontem vimos a importância de invocarmos o nome do Senhor para estarmos no espírito, provando não apenas do Espírito Santo, mas de O Espírito. Nesse O Espírito não apenas ganhamos vida, como também experimentamos o fogo que queima as impurezas da alma.
Quando tinha sua vida da alma exposta, Pedro sabia que precisava negá-la, mas isso não era algo tão fácil de praticar. Graças ao Senhor, em Sua maturidade, ele recebeu luz de que no Espírito também havia o fogo e, portanto, se permanecesse no espírito, teria força para se arrepender e “queimar” suas impurezas interiores. Assim, ao escrever suas epístolas, Pedro era alguém totalmente no espírito.
Nos evangelhos podemos observar que Pedro tinha sempre a iniciativa de falar, e João era mais observador. Mesmo no livro de Atos, quando Pedro e João estavam juntos, era Pedro quem tinha a palavra, embora João fosse um com ele. Quando Pedro foi martirizado, João também deveria ter sido morto, mas, provavelmente por não ter exercido o papel de líder, foi mantido preso pelo império romano. Nos anos em que esteve aprisionado, em seu exílio em Patmos, João também aprendeu a viver no espírito, desfrutando do Espírito da realidade. Ali ele recebeu as visões referentes ao fim dos tempos e as registrou no livro de Apocalipse.
Quando teve a visão dos candeeiros de ouro, que representavam as sete igrejas da Ásia, João teve conhecimento da situação da igreja em Éfeso, que já não era boa desde a época de Paulo. No entanto João, depois de solto, foi para lá e ajudou os irmãos a exercitarem o espírito para ganhar vida. Creio que eles passaram a invocar o nome do Senhor e a ter uma atitude adequada para com as Palavras escritas por Paulo. Dessa maneira, a igreja em Éfeso foi restaurada a uma condição desejável, a ponto de enviar irmãos para servirem em Corinto e outras cidades.
Esse era o encargo de João: levar todos os irmãos ao espírito para que pudessem praticar a verdade, conforme ele mesmo registra em sua terceira epístola: “Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade” (3 Jo 4).