segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O ITEM PRINCIPAL DO NOSSO SERVIÇO A DEUS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 5 - SEGUNDA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
 Os servos no ministério de João (Ap 1:1-2)

Leitura bíblica: Jo 6:63; 21:15-17; Hb 10:19-20; 1 Jo 2:10; 3:1a; 4:8

Ler com oração: Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. [...] Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos (1 Jo 3:14, 16).

O ITEM PRINCIPAL DO NOSSO SERVIÇO A DEUS

Somos gratos ao Senhor por vivermos na era da graça, pois durante todo esse tempo o Espírito tem sido derramado sobre nós, levando-nos à prática da Palavra. Gradualmente o Senhor tem nos feito avançar, e hoje podemos ser incluídos no ministério do apóstolo João em sua maturidade, o ministério de Espírito e vida (Jo 6:63). Nesta semana veremos sobre os servos no ministério de João.
No Antigo Testamento Deus podia contar com algumas pessoas. Em determinados momentos, quando desejava fazer algo, chamava alguém para servi-Lo. Após libertar o povo de Israel da escravidão no Egito, o Senhor separou a tribo de Levi para servi-Lo. De igual maneira, ao longo da história do povo de Deus vemos alguns homens que recebiam graça especial para realizar Sua vontade. Dentre eles podemos citar: Abel, Enoque, Noé, Abraão, Moisés, Davi, Elias, Eliseu e muitos outros. A respeito destes, e de outros tantos, no livro de Hebreus lemos: “Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados” (11:39).
No Novo Testamento, Deus não escolheu apenas alguns para servi-Lo, mas Seu desejo é que todos os Seus filhos O sirvam. Cada um de nós pode servir ao Senhor porque Ele nos liberou o acesso ao Santo dos Santos (Hb 10:19:20). Graças a Deus, fomos escolhidos e incluídos por Ele para ser Seus servos! Esse é o desejo do coração de Deus. Isso foi revelado ao apóstolo João pelo Espírito. Por essa razão, o ministério de João é de Espírito e vida, incluindo como servos não somente um grupo especial de pessoas, mas cada um dos filhos de Deus (1 Jo 3:1a).
O principal item do nosso serviço a Deus deve ser o amor, porque a essência de Deus é amor (4:8). João percebeu isso ao observar as experiências de Pedro e atentar para as palavras faladas pelo Senhor em Seu ministério terreno. O Senhor perguntou a Pedro, por três vezes, se este O amava, e Pedro respondeu afirmativamente todas as vezes. Então o Senhor lhe disse que apascentasse e pastoreasse Seus cordeiros e ovelhas. Embora tenham sido ditas a Pedro, essas palavras impressionaram o apóstolo João, que afirmou que, se amamos ao Senhor, devemos amar também ao nosso próximo (Jo 21:15-17).
A mesma ordem dada pelo Senhor a Pedro, e registrada por João em seu evangelho, se destina a nós nos dias de hoje. Será que estamos cuidando adequadamente dos filhos de Deus? No serviço a Deus, é fundamental que nos preocupemos com a condição das pessoas que o Senhor nos confiou, e não meramente com coisas materiais (3 Jo 4). Quando pregamos o evangelho, fazemos colportagem, visitamos os irmãos ou contatamos pessoas nos lugares de oração, devemos acolhê-las, amá-las com o amor do Senhor, orar por elas e alimentá-las com a Palavra de Deus. O amor de Deus é a nossa força motivadora, que nos fortalece para servi-Lo, cuidando das pessoas que Ele nos confiou (v. 8; 1 Jo 3:14, 16).


Ponto-chave: O principal item do nosso serviço a Deus deve ser o amor.

Pergunta: De que modo prático o Senhor requer que O sirvamos?