sexta-feira, 26 de julho de 2013

NEGAR A NÓS MESMOS, AMAR OS IRMÃOS E TER ESPERANÇA NO REINO DOS CÉUS

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 3 - SEXTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 19:

 Ouro transparente [1] – (Gn 2:10-12a; 1 Pe 1:7; Ap 21:18, 21)

Leitura bíblica: Mt 16:24; Ef 4:11-12; 2 Pe 1:5-7


Ler com oração: Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos; por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho (Cl 1:3-5).

NEGAR A NÓS MESMOS, AMAR OS IRMÃOS E TER ESPERANÇA NO REINO DOS CÉUS

Após a regeneração, o Senhor nos aperfeiçoa e continua acrescentando Sua vida em nós. À medida que negamos a nós mesmos e O seguimos, Ele trabalha em nosso interior. Seu desejo é que cresçamos até a plenitude, a ponto de sermos coroados de glória e honra no reino dos céus. Temos essa esperança conforme a Palavra do Senhor. Mas, para que a alcancemos, devemos permitir que Ele nos aperfeiçoe e trabalhe em nós.

O trabalhar contínuo de Deus sobre nossa pessoa ocorre no ambiente da vida da igreja. É no viver da igreja que somos aperfeiçoados e participamos da edificação do Corpo de Cristo (Ef 4:12-16). É nesse viver de comunhão, serviço e coordenação com outros irmãos que aprendemos a negar a nós mesmos e amar todos os filhos de Deus.

Isso foi apresentado pelo Senhor Jesus no capítulo 16 do Evangelho de Mateus. Ali temos não apenas a revelação de Cristo como o Filho do Deus vivo e da igreja, mas também nos é revelado o item mais importante para o viver da igreja: negar a nós mesmos para segui-Lo (v. 24).

Pedro experienciou essa palavra e, em sua maturidade, registrou a maneira de a praticarmos: “Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente” (1 Pe 1:22). Quando obedecemos à verdade, estamos negando a nós mesmos. Quanto mais negamos a vida da alma, mais recebemos da vida e do amor de Deus; como resultado, espontaneamente nós amamos os irmãos e assim participamos da edificação do Corpo de Cristo, a qual só pode ocorrer na esfera do amor (Ef 4:16). O Senhor deseja que prossigamos nesse caminho até estarmos plenos de Sua vida. Essa é a maneira de alcançarmos a viva esperança para a qual fomos regenerados.

O Senhor nos preparou uma herança, que é o reino vindouro, conforme vimos em Hebreus 2:5-7: “Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando; antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras das tuas mãos”.

Embora atualmente a terra esteja debaixo da influência do príncipe deste mundo, o desejo de Deus é restaurar o governo da terra à normalidade. Nos dias de hoje vemos violência e corrupção em toda a parte, mas em Sua vinda o Senhor estabelecerá Seu reino de justiça e paz. Ele entregará esse reino aos filhos de Deus que houverem crescido na vida divina e tenham sido aperfeiçoados. Hoje ainda somos menores que os anjos, mas, com o crescimento da vida de Deus, um dia receberemos honra e autoridade para governar o mundo que há de vir. Que busquemos dia a dia praticar a palavra que temos ouvido, a fim de alcançarmos a viva esperança: o reino dos céus.


Ponto-chave: Ser trabalhado por Deus para alcançar a viva esperança.

Pergunta: Qual é a relação entre amar os irmãos e negar a vida da alma?