terça-feira, 27 de maio de 2014

O ESPÍRITO E O ÓLEO SAGRADO DA UNÇÃO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 1 - TERÇA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 9: As verdades na forma da letra [3] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: Êx 30:22-33; Dt 4:35; 1 Sm 16:13; Mt 27:50-51; Hb 10:19

Ler com oração:  O Verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo 1:14a). O último Adão tornou-se o Espírito que dá vida (1 Co 15:45b – lit.). O Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade (2 Co 3:17). Aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele (1 Co 6:17).


O ESPÍRITO E O ÓLEO SAGRADO DA UNÇÃO

Conforme a revelação bíblica, o Espírito Santo é representado, no Antigo Testamento, pelo azeite de oliva, enquanto O Espírito tem como tipologia o óleo sagrado da unção, um unguento composto que inclui o azeite de oliva mais outras especiarias. Cada componente do óleo da unção possui um significado próprio, que não devemos apenas conhecer na letra, mas desfrutar com realidade em nosso espírito.
A composição desse óleo se origina no próprio Deus: “Disse mais o SENHOR a Moisés: Tu, pois, toma das mais excelentes especiarias: de mirra fluida quinhentos siclos, de cinamomo odoroso a metade, a saber, duzentos e cinquenta siclos, e de cálamo aromático duzentos e cinquenta siclos, e de cássia quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário, e de azeite de oliveira um him” (Êx 30:22-24).
De acordo com a tipologia bíblica, o azeite de oliveira representa o Espírito de Deus como a base do unguento (Gn 1:2; 1 Sm 16:13). Um him desse azeite simboliza que há um só Deus (Dt 4:35; 1 Tm 2:5). A ele foram acrescentadas quatro especiarias, a saber: mirra fluida, cinamomo odoroso, cálamo aromático e cássia. As medidas da primeira e da última especiarias, ou seja, de mirra fluida e de cássia, são de quinhentos siclos cada. As medidas da segunda e terceira especiarias, respectivamente, cinamomo odoroso e cálamo, eram de duzentos e cinquenta siclos cada, que, somadas, formam uma unidade de quinhentos siclos.
Segundo a tipologia, o número três se refere ao Deus Triúno – Pai, Filho e Espírito Santo. Dessa maneira, a primeira medida de quinhentos siclos tipifica Deus Pai; a terceira medida representa o Espírito Santo; enquanto a segunda medida (dividida em duas partes) representa o Filho. A repartição dos quinhentos siclos em porções de duzentos e cinquenta siclos para as duas especiarias do meio (cinamono e cálamo) aponta para a morte do Senhor Jesus na cruz, em que Ele foi partido por amor a nós. Quando o Senhor Jesus morreu, o véu do santuário se rasgou de alto a baixo, indicando que, por meio da obra redentora de Cristo, ganhamos livre acesso à presença de Deus no Santo dos Santos (Mt 27:50-51; Hb 10:19).
Quando a Bíblia, por sua vez, se refere ao número quatro, este simboliza o ser humano, que é a parte líder dos seres criados (Ez 1:5). Além disso, aos olhos de Deus, o Senhor Jesus, como homem, é o primogênito da criação (Cl 1:15). Podemos, então, dizer que o número quatro na composição do óleo da unção se refere à humanidade de Cristo.
Portanto as medidas do óleo sagrado da unção e o número de seus componentes indicam que, em Cristo, a divindade se mesclou com a humanidade criada resultando em um unguento composto maravilhoso que é O Espírito (Mt 1:18; Jo 1:14; 14:16-17). Em Cristo, Deus se uniu ao homem. Então, depois que se tornou Homem, Jesus viveu segundo a vontade do Pai, morreu na cruz e ressuscitou ao terceiro dia. Agora o Senhor é o Espírito (2 Co 3:17), o Espírito que dá vida, para transmitir a vida de Deus a todo homem que Nele crê, e mesclar Sua natureza divina com a natureza humana (1 Co 15:45b). Por meio do Espírito o homem pode se unir a Deus (6:17).


Ponto-chave: Em Cristo, Deus se uniu ao homem! Pelo Espírito, o homem se une a Deus!