terça-feira, 19 de agosto de 2014

A OBRA DO SENHOR NO DIA DE PENTECOSTES

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 5 - TERÇA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 21: Invocar o nome do Senhor (At 2:14, 21)

Leitura bíblica: At 1:3-4; 2:36-40; 4:12


Ler com oração:  Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. [...] Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte (Jr 29:12-14a).

A OBRA DO SENHOR NO DIA DE PENTECOSTES

Segundo a ordenança do Senhor aos filhos de Israel no Antigo Testamento, eles celebravam as três festas anuais em Jerusalém: Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos. O termo Pentecostes significa cinquenta, pois essa festa ocorria cinquenta dias depois da Festa da Páscoa. Após morrer e ressuscitar, o Senhor permaneceu com os discípulos por quarenta dias antes de ascender ao céu e, por fim, os instruiu a não deixar Jerusalém, mas aguardar ali pelo cumprimento da promessa do Pai de derramar sobre eles o Espírito Santo (At 1:3-4). Então, por dez dias eles, perseveraram unânimes em oração. Isso foi possível porque o Espírito Santo já estava no interior deles (Jo 20:22).
No dia de Pentecostes, o Espírito foi derramado sobre eles, revestindo-os de poder, para capacitá-los a pregar o evangelho com intrepidez aos moradores de Jerusalém. Estavam ali muitos judeus de várias regiões, de diferentes países, que falavam línguas diferentes. Quando o Espírito foi derramado sobre os discípulos, estes começaram a falar em línguas, cada um em seu idioma materno (At 2:6-8). Alguns dos que os ouviam ficaram maravilhados com esse fato; outros, porém, zombavam e diziam que eles estavam embriagados (vs. 12-13).
Foi nesse momento que se levantou Pedro com os onze e proclamou, com ousadia, o evangelho a todos esses que os ouviam. Ele declarou publicamente, em frente de milhares de judeus, que aqueles homens não estavam embriagados; antes, aquilo era o cumprimento da profecia de Joel, em que o Senhor dissera que nos últimos dias derramaria do Seu Espírito sobre toda carne (vs. 14-21; cf. Jl 2:28-29). Além disso, Pedro afirmou que aquele mesmo Jesus que fora crucificado pelo povo, Deus O tornara Senhor e Cristo, e as pessoas deveriam invocá-Lo, arrepender-se e ser batizadas, se quisessem ser salvas (At 2:21, 38).
Aqueles galileus incultos falaram em línguas estrangeiras que não tinham estudado e anunciaram o evangelho com intrepidez para os mesmos judeus que haviam clamado pela crucificação do Senhor Jesus cinquenta dias antes. Esse sinal miraculoso, porém, era apenas para testificar exteriormente o que o Senhor queria fazer interiormente nas pessoas: salvá-las por meio do nome do Senhor Jesus. Por isso, ao citar Joel, Pedro mencionou que todo aquele que invocasse o nome do Senhor seria salvo, pois não há salvação em nenhum outro, já que abaixo do céu não existe nenhum outro nome pelo qual podemos ser salvos (cf. At 4:12).


Ponto-chave:  Não há outro nome para nossa salvação.