terça-feira, 15 de outubro de 2013

O INÍCIO DO SERVIÇO DE PAULO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 4 / TERÇA-FEIRA

SÉRIE: NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 04: O ministério epistolar de Paulo (Gl 3:14; 5:25; Ef 1:3; Cl 1:18; Fp 3:14; Fm 11)

Leitura bíblica: At 9:22-30; 11:19-26; 13:1-4

Ler com oração: Servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado (At 13:2).

O INÍCIO DO SERVIÇO DE PAULO

Como vimos ontem, Deus chamou o apóstolo Paulo, levando-o às regiões da Arábia, para equipá-lo com a visão, a revelação do terceiro céu, que é toda a economia neotestamentária de Deus, ou seja, o plano de Deus para salvar o homem e prepará-lo para governar o mundo que há de vir.
Quando comparamos a maneira como os doze apóstolos receberam a economia de Deus e como Paulo a recebeu, notamos uma grande diferença, pois aqueles aprenderam pela convivência com o Senhor Jesus. Cada situação, bem como a maneira específica de falar com diferentes pessoas, tornavam-se exemplos usados pelo Senhor para ensiná-los visando a aplicação em seu viver e ministério.
O apóstolo Paulo, porém, não teve a oportunidade de conviver com o Senhor pessoalmente. Pelo contrário, recebeu todo o plano de Deus de uma vez, por meio de uma visão celestial. Isso foi semelhante a um curso de MBA ou pós-graduação, em que se recebe um conteúdo denso em pouco tempo. O que Paulo recebeu é equivalente a muitos livros didáticos, sua preocupação foi passar adiante o que vira, para que outros tomassem conhecimento dessa revelação (Ef 3:2-3).
Em Damasco, com todo o conhecimento da economia de Deus, Paulo passou a discutir com as pessoas, a ponto destas desejarem matá-lo (At 9:22-24). Mas seus discípulos, por meio de um cesto, desceram-no por uma muralha e o ajudaram a fugir da cidade. Paulo, então, foi para Jerusalém, mas continuou a discutir as verdades com as pessoas. O resultado disso foi que, novamente, o ameaçaram de morte. Sem alternativa, os irmãos enviaram-no a Cesareia e de lá para Tarso (vs. 25-30). Embora Paulo tivesse a economia de Deus completa, faltava-lhe maturidade para transmiti-la.
Até aquele momento, os que foram dispersos por causa da perseguição em Jerusalém, pregavam o evangelho apenas aos judeus (11:19). Porém, mais tarde, o evangelho também chegou aos gentios de Antioquia, de tal forma que de Jerusalém enviaram Barnabé àquela cidade. Este, por sua vez, lembrou-se de Paulo e o levou para Antioquia, onde serviram juntos por um ano (vs. 20-26). Nesse período, o jovem Paulo aprendeu a servir em coordenação com outros. Essa é uma lição muito importante, pois, geralmente aqueles que possuem muito conhecimento têm dificuldade para se coordenar com outros.
Numa esfera de jejum e oração, com servos coordenados, o Espírito Santo teve liberdade para separar Barnabé e Paulo e enviá-los à obra, para sua primeira viagem missionária (13:1-4).


Ponto-chave: Conhecer as verdades para suprir vida.

Pergunta:  Qual é a diferença entre o aprendizado dos apóstolos e o de Paulo?