quarta-feira, 23 de abril de 2014

COMO VENCER O DRAGÃO VERMELHO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 4 - QUARTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 4: A visão de Apocalipse 12 – (Ap 12:1-6)

Leitura bíblica: Rm 8:6; 1 Co 12:3; Gl 5:19-21; Cl 1:13; 1 Jo 1:7; 5:19

Ler com oração: Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida (Ap 12:11).


COMO VENCER O DRAGÃO VERMELHO

Vimos que a visão registrada em Apocalipse 12 é composta por dois grandes sinais: a mulher, que estava grávida do filho varão, e um grande dragão vermelho, que se deteve em frente à mulher a fim de lhe devorar o filho quando nascesse.
Mas, afinal, qual é a relação entre a serpente e o dragão? Como vimos, esse dragão é a antiga serpente que enganou a Eva e fez com que o homem desobedecesse a Deus. De que maneira, pois, foi essa serpente transformada em um dragão? Podemos afirmar que, ao longo dos séculos, Satanás, a antiga serpente, vem se alimentando da carne e do sangue de toda a humanidade, que vem do pó da terra (1 Jo 5:19; Gn 2:7; 3:14). Essa é a razão pela qual ela cresceu continuamente até tomar as proporções de um grande dragão vermelho. Esse quadro espantoso nos mostra a necessidade de as pessoas receberem o evangelho, serem libertadas do império das trevas e transportadas para o reino do Filho de Deus (Cl 1:13).
Por outro lado, o pó representa nossa natureza humana, que, após a queda do homem, tornou-se carne, na qual habita o pecado e estão alojados os desejos lascivos, concupiscências, inimizades e outras obras (Gl 5:19-21). A carne está em constante luta contra o Espírito. Ao andar na carne, o homem serve de comida para a serpente. O que fazer então? Paulo nos adverte a andar no espírito, e jamais satisfaremos a concupiscência da carne (v. 16). A mente posta na carne dá para a morte, mas a mente posta no Espírito é vida e paz (Rm 8:6). Sempre que invocamos o nome do Senhor, colocamos nossa mente no Espírito (1 Co 12:3) e somos salvos de ser comida da antiga serpente.
Em Apocalipse 12 lemos: “Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida” (v. 11). Temos aqui três condições para derrotar o dragão: vencer os pecados pelo sangue, dar testemunho do Senhor e negar a nós mesmos.
Primeiro, devemos desenvolver um viver de constante comunhão com o Senhor, que resulta num lavar contínuo dos pecados. A prática de buscar o Senhor em Sua Palavra, tomando-a com oração e como nosso alimento diário, traz a luz divina. Se andarmos na luz, “mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 Jo 1:7).
A segunda condição é um viver de dar testemunho do Senhor, pregando o evangelho. Não apenas o evangelho da graça, mas também o evangelho do reino deve ser pregado para testemunho a todas as nações (Mt 24:14). Hoje temos ferramentas preciosas que podemos usar para dar esse testemunho, como a colportagem e o Bookafé.
Finalmente, em terceiro lugar, devemos ter um viver de negar a nós mesmos (16:24), restringindo a ação de nosso ego. A nossa pessoa precisa ser transformada, esvaziada das coisas naturais da nossa alma, para que a vida divina cresça em nós. Esse é o perfil de um vencedor!