segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A NECESSIDADE DO BATISMO


A necessidade do batismo

Alimento Diário

- O ministério que seguimos e praticamos

Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida (Rm 6:4)

Gn 2:15-17; 3:1-7, 22-24; Mt 3:1-6, 13-17

Louvado seja o Senhor pelo batismo! Antes éramos usurpados por Satanás, que usava o mundo da idolatria, o mundo do pecado e o mundo do sustento para nos aprisionar. Após crermos no Senhor, vimos que precisávamos ser batizados, pois, por meio do batismo, sepultamos todas as coisas relacionadas à usurpação de Satanás.

Essa usurpação teve inicio no Éden. A serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que Deus havia criado, aproveitou-se da ausência de Adão e, por meio de um falar envolvente, despertou a emoção de Eva para a aparência da árvore do conhecimento do bem e do mal, induzindo-a a comer do seu fruto. Eva tomou-lhe do fruto e comeu, e deu também ao marido, e ele comeu (Gn 3:4-6).

O homem criado por Deus foi feito com uma alma, a qual possui três partes: mente, emoção e vontade. Se Adão tivesse colocado a mente no espírito, sua consciência teria subjugado sua emoção, e ele teria decidido em sua vontade não comer do fruto da árvore do conhecimento. Todavia o homem comeu do fruto proibido. Naquele momento, seu espírito ficou amortecido e sua comunhão com Deus foi interrompida. Assim, surgiu a vida da alma, uma vida independente de Deus.

Adão e Eva foram expulsos do jardim do Éden para que não tivessem acesso à árvore da vida. Segundo o registro do livro de Gênesis, Adão ainda viveu novecentos e trinta anos e, por fim, morreu. Ele não teve uma morte instantânea, mas, por causa de sua desobediência, o pecado e a morte passaram a todos os homens (Rm 5:12).

Na semana anterior, vimos que Deus enviou Seu Filho para resolver esse problema. Antes, porém, que Jesus iniciasse Seu ministério, João Batista veio para preparar Seu caminho, conduzindo as pessoas ao arrependimento e batizando-as com água (Mt 3:2-6). O batismo, portanto, implica fazer morrer a natureza terrena a fim de viver segundo a vontade de Deus. Isso indica que aquele que se arrepende, está disposto a não viver mais por sua vida da alma, mas pela vontade de Deus.

O Senhor Jesus dirigiu-se para o rio Jordão, a fim de que João O batizasse (v. 13). Então, “batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele” (v. 16). Após Seu batismo, o Senhor foi ungido pelo Espírito de Deus. Todo aquele que é ungido recebe um comissionamento especial de Deus. O Senhor Jesus foi ungido para dar início ao ministério do Novo Testamento.

Busquemos encher-nos do Espírito a fim de cumprir o propósito do Senhor e não cair no engano do inimigo.