quinta-feira, 29 de agosto de 2013

EXERCITAR O ESPÍRITO PARA ANDARMOS DE MODO DIGNO DA NOSSA VOCAÇÃO

ALIMENTO DIÁRIO \ SEMANA 8 - SEXTA-FEIRA

 SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 24: O aperfeiçoamento dos santos para a edificação (Ef 4:11-12; 3 Jo 12)

Leitura bíblica:Ef 4:1 ,7, 15, 25; 5:8, 18

Ler com oração: Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo (Ef 4:11-13).

EXERCITAR O ESPÍRITO PARA ANDARMOS DE MODO DIGNO DA NOSSA VOCAÇÃO

O propósito do Senhor ao nos colocar na igreja é nos ensinar lições em cada situação que vivemos. Mesmo quando nos deparamos com problemas e tribulações entre os irmãos, temos a oportunidade de nos voltar ao Espírito para receber mais da vida de Deus. Por meio do exercício do espírito somos enchidos com a vida de Deus e habilitados para toda boa obra.
Durante sua permanência em Éfeso, certamente João teve a oportunidade de ler a epístola que Paulo havia escrito aos efésios. O capítulo 1 dessa carta apresenta de maneira completa a revelação de toda a economia de Deus. Paulo descreve que fomos abençoados com toda sorte de bênçãos espirituais, de tal forma que temos a benção do Pai, nos predestinando para sermos Seus filhos maduros; a benção do Filho, nos redimindo e salvando; e a benção do Espírito, nos selando e tornando herdeiros da promessa. O resultado de todas essas bênçãos é a produção da igreja, a qual é o Seu Corpo, conforme vemos no final desse capítulo (vs. 22-23).
No capítulo 2 vemos que a igreja é composta por todos aqueles que estavam mortos em seus delitos e pecados, mas, por causa da misericórdia e graça de Deus, foram salvos, receberam a vida divina, se tornaram a família de Deus e estão sendo edificados para ser a habitação de Deus no espírito (2:22). No capítulo 3, vemos que nesse ambiente de fé e amor podemos compreender, com todos os santos, todas as dimensões do amor de Cristo, que excede todo entendimento (3:18).
Na sequência, os capítulos 4 e 5 nos mostram que devemos andar de modo digno da vocação a que fomos chamados. Assim, temos quatro tipos de andar, que devemos aplicar em nosso viver. Primeiramente temos o andar na graça e na verdade, que vieram por meio de Cristo. Também devemos andar na luz e no amor, que representam a natureza de Deus Pai. Essa prática nos leva a manifestar a vida divina que está em nós. No entanto, se focarmos apenas no conhecimento das verdades, de modo doutrinário, e não buscamos praticá-las, nossa cooperação com o Senhor ficará seriamente comprometida.
Por isso, depois de obtermos o conhecimento das verdades, precisamos imediatamente exercitar nosso espírito, com a finalidade de praticar o que temos recebido, aplicando a Palavra em nosso viver diário.
Quanto mais exercitamos nosso espírito, servindo o Senhor com nossos dons, mais graça recebemos (Ef 4:7). Assim todos nós, membros do Corpo de Cristo, podemos ser aperfeiçoados para desempenhar nossa função na Sua edificação (vs. 12-13, 16). Aleluia!


Ponto-chave: Andar na graça, na verdade, no amor e na luz para edificar o Corpo de Cristo.
Pergunta: O que devemos fazer ao receber o conhecimento de alguma verdade?