domingo, 29 de novembro de 2020

INCOMPARAVELMENTE MELHOR

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 2 – DOMINGO (páginas 42, 43 e 44)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
A VINDA DE CRISTO É CERTA – ANDRÉ DONG E MIGUEL MA
Mensagem:
A VINDA DE CRISTO É CERTA – 1 TS 4:16-18
Ministrada por André Dong
Leitura bíblica:
Lc 16:19-26; 23:39-43
Ler com oração:
Para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. [...] Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor (Fp 1:21, 23).

INCOMPARAVELMENTE MELHOR
Vemos na história do rico e de Lázaro a condição dos que morrem fisicamente (Lc 16:19-26). Lázaro era muito pobre, nada tinha e comia das migalhas que caíam da mesa do rico. O rico esbanjava sua riqueza e tinha de tudo. Quando morreram, ambos foram para o Hades, todavia para seções diferentes. O rico foi para uma parte do Hades que chamamos de seção de tormento, porque quem vai para lá é atormentado dia e noite. Isso significa que, ao morrer, os incrédulos irão para essa seção e ali ficarão aguardando o julgamento. Mas Lázaro foi para a seção de prazer, chamada de o seio de Abraão, um lugar muito bom. Quando o Senhor Jesus foi crucificado, havia dois ladrões sendo crucificados com Ele. Um deles zombava do Senhor, e o outro repreendeu o companheiro por isso e pediu misericórdia ao Senhor para que Este se lembrasse dele em Seu reino. Apesar de não lhe dizer que estaria em Seu reino, Jesus lhe garantiu que ele estaria no paraíso (23:39-43). Esse paraíso corresponde ao seio de Abraão, para onde Lázaro foi.
Vemos que o rico pediu a Abraão que ordenasse a Lázaro molhar em água a ponta do dedo para refrescar sua língua, porque estava atormentado nas chamas daquele lugar (Lc 16:24). Mas Abraão disse ao rico que se lembrasse de como havia recebido os bens em vida e Lázaro, somente os males, e que aquele era o momento de Lázaro ser consolado e ele, atormentado (v. 25). Então, quando um cristão morre, ele dorme e vai para uma parte do Hades que é chamada seio de Abraão. Isso indica um lugar de cuidado, assim como é o seio da mãe quando ela sossega seu bebê e o faz dormir. Essa seção prazerosa está separada da seção de tormentos por um abismo, de sorte que quem está em uma não pode passar para a outra. Quando o Senhor morreu, Ele foi para o Hades, para o paraíso, que é o seio de Abraão. O seio de Abraão realmente é um lugar prazeroso. O apóstolo Paulo confessa isso em Filipenses: “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher. Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor” (Fp 1:21-23). O apóstolo só escolheu permanecer em carne por causa dos irmãos, por causa da edificação dos santos (v. 24).
Gostaria de contar um acontecimento bastante tocante para mim. Quando meu pai, Dong Yu Lan, estava vivo, eu e meus irmãos tínhamos a esperança de que ele vivesse até os cem anos de idade. Ele mesmo falava que viveria até cem anos. E, nos últimos anos, ele falava em cento e vinte anos. Fizemos tudo o que podíamos, porque ele era o irmão que estava à frente do ministério; as igrejas e os demais irmãos precisavam dele e de seu suprimento da Palavra. Quando adoeceu, fizemos de tudo para ele se recuperar e voltar ao ritmo normal de visitar as igrejas e ministrar conferências. Essa foi nossa luta. Quando seu estado se agravou, nós ainda oramos: “Senhor Jesus, as igrejas precisam dele, nós precisamos dele, a obra precisa dele”. Oramos muito, mas ele não melhorava. Até que um dia o Senhor me mostrou o versículo de Filipenses lido acima. Então pensei comigo: “Se meu pai for para o Senhor, ele vai para esse lugar que é incomparavelmente melhor”. Quando li isso, meu coração o soltou, e eu disse: “Amém, Senhor, ele está em Tuas mãos. Ele quase chegou aos cem anos, mas o Senhor sabe de todas as coisas”. Então o Senhor o levou. Quando o Senhor nos deu essa palavra, ficamos em paz, e ele se foi. Graças ao Senhor.
Diante do que vimos nesta semana, o que vamos fazer para apressar a vinda do Senhor? A resposta está aqui: “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim” (Mt 24:14). Que fazer para apressar a volta do Senhor? Pregar este evangelho do reino. Apesar de vermos acordos de paz sendo feitos, o que vai determinar o fim é a pregação do evangelho do reino. Se esses acontecimentos estão se desenvolvendo, é porque o evangelho do reino está sendo pregado. Aleluia!
Muitas pessoas têm sido alcançadas pela colportagem dinâmica e também nos têm procurado por meio do canal do Instituto Vida Para Todos no YouTube. Além disso, temos o projeto “Avança, Jovem!”, que tem alcançado e despertado muitos jovens. Temos também o trabalho entre as irmãs, encorajando-as a se levantar e apascentar muitas famílias. Precisamos de muita gente, precisamos incluir toda a igreja. Somente assim o Senhor virá. Vamos apressar a vinda do Senhor?
Pergunta: Qual é o segredo para apressarmos a volta do Senhor?

Meu ponto-chave: