quinta-feira, 19 de junho de 2014

MINISTROS QUE LEVAM A PALAVRA DO REINO DE DEUS ÀS PESSOAS

ALIMENTO DIÁRIO -SEMANA 4 - SEXTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 12: As verdades na linha da vida [1] – (Mt 3:11)

Leitura bíblica: Mt 24:14; 2 Tm 4:1-2

Ler com oração: Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele (1 Co 9:23).

MINISTROS QUE LEVAM A PALAVRA DO REINO DE DEUS ÀS PESSOAS

Hoje iremos abrir um parêntese em relação ao tema que estamos desfrutando nesta semana para enfatizar um importante meio de levar o evangelho às pessoas: o JAV – Jornal Árvore da Vida.
Vimos na semana passada que devemos buscar viver como ministros da nova aliança, isto é, que não apenas analisam e estudam a Palavra, mas a leem com oração e também invocam o nome do Senhor. Quando tomamos a Palavra no espírito, ela nos traz grande ajuda espiritual, que também pode influenciar as pessoas de nosso convívio.
Nesse sentido, além do Bookafé e da colportagem, queremos relembrar que outro importante instrumento que temos em mãos para nos auxiliar na pregação do evangelho é o Jornal Árvore da Vida, publicado mensalmente por esta editora e que está completando vinte e cinco anos de seu primeiro exemplar. Nesse periódico, é possível encontrar orientações contidas na Palavra de Deus para nossa vida pessoal e familiar, sempre fundamentadas em princípios bíblicos e com as devidas referências. Há também seções especialmente escritas para os pais, assim como para jovens e casais. Para os assinantes, além de um suplemento especial (Clube do JAV), há uma seção direcionada às crianças, que contém atividades de entretenimento, desafios bíblicos e versículos para memorização.
O JAV foi criado com o objetivo principal de suprir vida visando a edificação de todos os filhos de Deus, não importando a que grupo cristão pertencem. Seu conteúdo é planejado para levar vida, deixando de lado pontos doutrinários que possam causar discussão.
Ao longo dos anos, recebemos muitos testemunhos de pessoas que foram salvas e ajudadas no início de sua vida cristã por meio da leitura desse jornal. Além de ser útil na propagação do evangelho, seus artigos podem ser lidos em reuniões de casa e em grupos de leitura, trazendo mais vida e edificação entre os filhos de Deus.
Podemos suprir até mesmo aqueles que estão distantes de nós, ou que não podemos contatar pessoalmente, oferecendo-lhes uma assinatura de presente e orando por eles. Temos então uma excelente maneira de praticar nossa comissão como ministros que levam a palavra do reino às pessoas. Podemos cumprir o que o Senhor diz em Mateus 24:14: “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então virá o fim”. Louvamos ao Senhor por mais essa forma de alcançar as pessoas e levar-lhes o evangelho do reino.


Ponto-chave: Utilizar a palavra escrita para alcançar as pessoas.

NEGAR A VIDA DA ALMA PARA CUIDAR DAS PESSOAS

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 4 - QUINTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 12: As verdades na linha da vida [1] – (Mt 3:11)

Leitura bíblica: Ez 47:3-5; Jo 21:1-23

Ler com oração: Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres (Jo 21:18).

NEGAR A VIDA DA ALMA PARA CUIDAR DAS PESSOAS

Em João 21 lemos que após a morte e ressurreição do Senhor Jesus, Pedro decidiu voltar a pescar, e levou seis discípulos com ele. Durante a noite, nada apanharam (v. 3). Ao amanhecer, Jesus veio ao encontro deles, chamando-os para comer. Após terem comido, o Senhor perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros?” (v. 15). Provavelmente Jesus também estava se referindo a coisas como o barco e as redes, que consistiam no seu meio de sustento. Aplicando a nós, será que temos amado mais as coisas à nossa volta ou o Senhor? Dito de outro modo, temos nos importado mais com o nosso trabalho ou com o progresso do evangelho e o cuidado com as pessoas? Pedro respondeu: “Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus perguntou-lhe pela segunda vez: “Tu me amas?”. E ele respondeu: “Tu sabes que te amo”. Então, pela terceira vez o Senhor fez a mesma pergunta e Pedro se entristeceu, talvez por ter percebido o quanto ele ainda se precipitava na sua vida da alma. Por um lado, ele realmente amava o Senhor, mas, quando já não tinha Sua presença física, havia voltado a buscar seu sustento e cuidar de suas próprias coisas.
Em seguida o Senhor lhe disse: “Em verdade, em verdade te digo que quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias” (v. 18). Era como se Jesus dissesse: “Pedro, quando você era imaturo na vida de Deus, você fazia o que bem entendia, mas agora você está crescendo em vida. Você já declarou que me ama mais do que seu meio de sustento, mas isso não é suficiente. Daqui para frente você não terá mais tanta liberdade para agir porque outro o cingirá e o levará para onde você não quer”. Quando somos imaturos, não gostamos de ninguém nos dizendo o que fazer nem para onde ir, mas, conforme crescemos em vida, aprendemos a ser conduzidos pelos demais irmãos e a servirmos ao Senhor em coordenação com outros.
Pedro, então, questionou o Senhor acerca de João: “E quanto a este?” (vs. 20-21). Jesus, então, respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me” (v. 22). Com a resposta do Senhor, se tornou corrente entre os irmãos o dito de que João não morreria. Contudo não foi isso que o Senhor quis dizer, conforme o próprio João esclareceu (v. 23). Hoje, ao considerarmos essa palavra, sabemos que não seria possível João continuar vivo até a volta do Senhor, mas cremos que o seu ministério permanecerá até que o Senhor volte. E esse ministério tem como ênfase a prática da verdade pelo exercício do espírito e o cuidado para com as pessoas, suprindo-as com a vida de Deus. Louvado seja o Senhor!


Ponto-chave: Servir em coordenação com outros ao cuidar das pessoas.