quinta-feira, 4 de setembro de 2014

INVOCAR O NOME DO SENHOR PARA AMAR A TODOS

ALIMENTO DIÁRIO -  SEMANA 7 - QUINTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 23: O Leão de Judá – (Ap 5:5)

Leitura bíblica:  Jo 5:39-40; Rm 8:6, 10-11; 2 Co 3:6


Ler com oração:  Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes (Jr 33:3). Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros (1 Jo 4:11).

INVOCAR O NOME DO SENHOR PARA AMAR A TODOS

Ao escrever suas epístolas, Paulo deu muita importância à necessidade de os irmãos exercitarem o seu espírito a fim de conhecer a vontade de Deus por meio de Sua Palavra. Em 2 Coríntios 3:6, é como se ele dissesse: “Embora eu tenha escrito as epístolas em forma de letra, com base naquilo que eu recebi de Deus em visões e revelações, vocês são ministros da nova aliança que vivem no espírito e, por isso, podem compreender as minhas palavras e penetrar no encargo do que lhes escrevi”. Quando lemos a Palavra usando apenas nosso intelecto, corremos o grande risco de cairmos na esfera da letra, o que nos leva à morte espiritual. Portanto, como ministros da nova aliança, é essencial que, ao tomarmos contato com as Escrituras, nós nos voltemos ao espírito (Jo 5:39-40). Se cultivarmos a prática de invocar o nome do Senhor e orar os versículos que lemos, o resultado certamente será Espírito e vida.
Aqui na América do Sul temos cultivado esse saudável hábito de invocar o nome do Senhor. Essa é a forma mais prática de nos voltarmos ao nosso espírito, onde está o Espírito de Deus, que nos acrescenta mais da Sua vida (Rm 8:6, 10-11). E a vida divina, por sua vez, se manifesta pelo amor. Esse amor não alcança apenas os nossos amigos, mas também aqueles que não são tão amáveis para conosco.
Todos nós fomos habilitados a sermos ministros da nova aliança. Como tais, somos aqueles que invocam o nome do Senhor todo o tempo. Além disso, nossa incumbência é levar esse nome aos que convivem conosco, de forma que eles também possam provar a realidade da vida divina. Por esta razão, nas diversas unidades do BooKafé, localizadas em diferentes cidades, além de promovermos a literatura espiritual saudável, buscamos levar todos os frequentadores a experimentar essa prática de invocar o nome do Senhor. Louvado seja o Senhor!


Ponto-chave:  Cultivar o hábito de invocar o nome do Senhor.

OS TRÊS ASPECTOS DO MINISTÉRIO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 7 - QUARTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES 
MENSAGEM 23: O Leão de Judá – (Ap 5:5)

Leitura bíblica:  At 13:1-2; 1 Co 14:1, 31; 16:15-18; 2 Co 8:1-4; 9:6-11

Ler com oração:  Tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria (Rm 12:6-8).


OS TRÊS ASPECTOS DO MINISTÉRIO

Como ministros da nova aliança devidamente habilitados pelo Senhor, nós precisamos ser aqueles que exercitam os dons até que se tornem ministérios. Esses ministérios podem, então, ser utilizados por Deus nas operações (1 Co 12:4-6).
Em relação aos ministérios, a Bíblia nos mostra três categorias principais: o ministério da Palavra, o ministério dos serviços e o ministério das ofertas de riquezas materiais. Na vida da igreja, todos precisamos ser aperfeiçoados nesses três aspectos, a fim de desempenhar adequadamente a nossa função e serviço a Deus.
Em relação ao ministério da Palavra, Atos 7 nos mostra o discurso de Estêvão. Neste trecho das Escrituras podemos ver que, além de servir às mesas, ele conhecia a Palavra e tinha sido aperfeiçoado em seu falar. Mais do que isso, ele era cheio do Espírito e de sabedoria e, por esse motivo, naquele momento a sua palavra estava alinhada à vontade do Senhor. Hoje precisamos aproveitar os momentos que temos com os irmãos nas reuniões grandes e também nos grupos familiares para exercitarmos o dom de profetizar, isto é, falar pelo Senhor (1 Co 14:31). Com a prática, esse dom se torna em ministério, e podemos ser ainda mais usados pelo Senhor tanto na igreja como na pregação do evangelho (At 13:1-2).
No tocante aos serviços, temos muitas oportunidades no âmbito das igrejas em cada cidade. Apenas para mencionar alguns deles, temos os serviços de hospedagem, de música, de recepção, de crianças, do preparo das refeições, entre outros. Quando nos envolvemos com algum serviço, aprendemos a nos coordenar com outros irmãos, a negar a nós mesmos a favor dos santos e, assim, nossa vida espiritual cresce e nosso amor uns pelos outros aumenta (1 Co 16:15-18).
Por fim, o ministério das ofertas de riquezas materiais não deve ser visto como privilégio de alguns irmãos. Alguns podem pensar que apenas os que possuem mais dinheiro devem ofertar, mas esse pensamento é contrário ao que a Bíblia nos ensina. Em 2 Coríntios 8 podemos ver a experiência dos irmãos da Macedônia que, mesmo em situação de profunda pobreza, rogaram a Paulo que lhes permitisse participar das ofertas para a Judeia (vs. 3-4). Precisamos ter em mente que o Senhor não olha para o quanto nós ofertamos, mas Ele está atento ao nosso coração (9:7; Lc 21:4). Por meio do exercício desse aspecto do ministério, aprendemos a gerenciar os bens que o Senhor nos deu. Devemos ser também os que promovem as ofertas a favor das necessidades da obra de Deus. Tudo isso faz parte da preparação dos que irão governar com Cristo o mundo vindouro.
Louvamos o Senhor por nos haver colocado na vida da igreja, onde temos as oportunidades necessárias para sermos aperfeiçoados nesses três aspectos do ministério. Esse é o desejo do Senhor para cada um de nós.


Ponto-chave:  Desempenhar bem nosso serviço a Deus.