quinta-feira, 16 de agosto de 2012

EDIFICANDO A ARCA

Visto que Noé achou graça, andou com Deus pela fé e herdou justiça, Deus estava muito contente com ele, dizendo-lhe que edificasse a arca (Gn 6:13-14). Desse modo, Noé não foi apenas alguém que andou com Deus, mas também alguém que edificou a arca. A arca destinava-se a salvação. Naquela época a arca da salvação foi edificada por Noé.

TORNAR OS CRENTES COMPLETOS

 Os ensinamentos da Bíblia podem dar-nos perseverança, encorajamento e esperança ( Rm 15:4). Muitos cristãos têm caído em tribulação e têm adoecido. Sendo incapazes de suportar essas coisas, sentem-se tristes e desesperançosos; todavia, quando lêem uma passagem ou uma sentença da Bíblia, adquirem a força da perseverança nos seus corações ou recebem conforto indizível, obtendo, desse modo, esperança além de suas espectativa. A Bíblia também registra muitas coisas como advertências a nós, para que sejamos admoestados, estejamos alertas e não repitamos os erros passados (1 Co 10:11). Dessa maneira, após nossa regeneração, a Bíblia é útil para o ensino, para repreensão, para a correção, para educação na justiça, a fim de que nós, os homens de Deus, sejamos completos (2 Tm 3:16-17).    

SER O PÃO DA VIDA DOS CRENTES

  A palavra das Escrituras também  é o nosso pão da vida espiritual ( Mt 4:4). Assim como nossa vida física precisa de nutrição, também a nossa vida espiritual o necessita. A nutrição da nossa vida espiritual só pode ser suprida pela palavra da Bíblia. Para sermos vivos e fortes perante Deus, não podemos depender só de pão, mas de toda palavra, isto é, da palavra da Bíblia, que procede da boca de Deus. Devemos tomar a palavra de Deus como comida e comê-la ( Jr 15:16), até mesmo considerando a palavra da Bíblia como mais importante do que nossa comida (Jó 23:12b). Caso contrário, nossa vida espiritual não poderá crescer . Precisamos praticar o exercitar de nossas faculdades no que diz respeito a compreender  a palavra da Bíblia, a fim de que possamos entender as palavras que são difíceis de interpretar, isto é, ser como pessoa maduras, capazes de comer comida sólida ( Hb 5:13-14). Caso contrário, nossa vida espiritual não poderá ser forte.