quarta-feira, 8 de maio de 2013

VITÓRIAS E FRACASSOS NO MINISTÉRIO EDIFICADOR DE PAULO


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 8 - QUARTA-FEIRA

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 8:  Andar de modo digno do chamamento (Ef 4:1-3)

Leitura bíblica: At 9:28-29;11:22-26; 13:1-2; 15:1-32; 19:21; 21:4, 10-12

Ler com oração:  Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica (1 Co 3:10).

VITÓRIAS E FRACASSOS NO MINISTÉRIO EDIFICADOR DE PAULO

 Quando fugiu de Damasco por causa da perseguição dos judeus, Paulo subiu para Jerusalém (At 9:28-29) e depois voltou para Tarso, sua terra natal (v. 30). Mais tarde, Barnabé foi enviado de Jerusalém para Antioquia e o levou consigo, a fim de servir a igreja (11:22-26). Em Antioquia Paulo se tornou um dos profetas e mestres (13:1), e o Espírito Santo o chamou para a obra (v. 2).
A primeira viagem ministerial de Paulo com Barnabé foi um sucesso. Eles pregaram o evangelho na região da Galácia e levantaram igrejas como Derbe, Listra, Licônio. Pelo que Paulo escreveu aos gálatas, podemos inferir que as pessoas, ao ouvirem a Palavra do Senhor, invocavam Seu nome e eram introduzidas no Espírito (Gl 3:2-3). Ao voltarem para Antioquia, souberam que alguns indivíduos vindos da Judeia ensinavam que, se os crentes gentios não se circuncidassem segundo a lei de Moisés, não poderiam ser salvos (At 15:1). Desse modo, Paulo e Barnabé, juntamente com outros, foram até Jerusalém para tratar do assunto (vs. 2-32).
Mais tarde, antes de sair para outra viagem, houve uma desavença entre Paulo e Barnabé por causa de João Marcos, a ponto de eles virem a se separar. Paulo, em companhia de Silas, partiu para sua segunda viagem ministerial, que foi marcada pela clara direção do Espírito e a absoluta obediência de Paulo (16:6-10). Nessa viagem as portas do evangelho se abriram na Europa, em cidades como Filipos, Tessalônica e Corinto. Quando concluíram a viagem, chegando a Cesareia, Paulo subiu até Jerusalém, saudou a igreja e foi para Antioquia (18:22).
Pouco tempo depois, ele partiu para sua terceira viagem (v. 23). Todavia, dessa vez, Silas não o acompanhou. Paulo foi para Éfeso e lá permaneceu muito tempo. Depois decidiu ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e Acaia. No caminho, ele fez coletas de ofertas para os santos da Judeia. Porém, por onde ele passava, os irmãos “movidos pelo Espírito, recomendavam a Paulo que não fosse a Jerusalém” (At 21:4; cf. vs. 10-12). Ele não precisava fazer essa viagem pessoalmente, porém não lhes deu ouvidos (v. 13). Os irmãos, conformados, disseram: “Faça-se a vontade do Senhor!” (v. 14). Nossa obstinação e vontade própria podem causar consequências ruins. Com o apóstolo Paulo não foi diferente.
Uma vez em Jerusalém, Paulo foi subjugado pela atmosfera religiosa da cidade que tanto influenciava a igreja ali e aceitou tomar o voto (At 21:15-26). Não fosse a interferência soberana do Senhor, Paulo teria voltado às práticas do judaísmo. Deus teve misericórdia dele e não permitiu que isso acontecesse. Paulo foi preso e, depois de ser transferido para Roma em prisão domiciliar, pôde executar seu ministério epistolar para completar a revelação da economia neotestamentária de Deus. Graças ao Senhor!


Ponto-chave: Obedecer é melhor!
Pergunta: De que forma a vontade do Senhor foi feita no final da vida de Paulo?