sexta-feira, 27 de novembro de 2020

A LONGANIMIDADE DE DEUS

 ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 2 – SEXTA-FEIRA (páginas 37 e 38)
SÉRIE: DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA
A VINDA DE CRISTO É CERTA – ANDRÉ DONG E MIGUEL MA
Mensagem:
A VINDA DE CRISTO É CERTA – 1 TS 4:16-18
Ministrada por André Dong
Leitura bíblica:
2 Pe 3:4-12
Ler com oração:
Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento (2 Pe 3:9).

A LONGANIMIDADE DE DEUS
Leiamos 2 Pedro 3:4: “Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação”. Essas palavras são próprias de pessoas que duvidam que o Senhor virá em breve. Tais pessoas não esperam a vinda do Senhor, por isso não são sóbrias nem vigilantes. Será que somos uma delas? O texto de Pedro prossegue: “Porque, deliberadamente, esquecem que, de longo tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra de Deus, pela qual veio a perecer o mundo daquele tempo, afogado em água” (3:5-6). O Senhor não mais afogará a terra com um dilúvio, pois Ele já fez uma aliança com o ser humano prometendo-lhe isso. Mas esta terra está guardada para o fogo. O Senhor a julgará com fogo!
O apóstolo Pedro revela mais: “Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios. Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pe 3:7-9). Devemos aproveitar a oportunidade enquanto o Senhor é longânimo. Vamos arrepender-nos, voltar-nos para o Senhor, porque ainda temos tempo para estar novamente no princípio dos vencedores. O Senhor nos chama ao arrependimento. Vamos arrepender-nos. O Senhor ainda é longânimo. Um dia, o prazo cessará, mas, enquanto Ele é longânimo, vamos arrepender-nos.
O apóstolo também nos adverte: “Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade” (2 Pe 3:10-11). Esse trecho diz respeito a nosso viver, que deve ser santo, separado para Deus. Além disso, deve ser cheio de piedade. Piedade é parecer-se com Deus. Se nos parecermos cada vez mais com Deus, mais a fé crescerá e mais o amor aumentará.
Ainda na segunda carta de Pedro, encontramos esta importante recomendação: “Esperando e apressando a vinda do Dia de Deus” (3:12a). Existem duas maneiras de aguardar a vinda do Senhor, a vinda do Dia de Deus. Você pode simplesmente esperar a volta do Senhor, assim como a maioria dos cristãos. Alguns são indiferentes, e outros até mesmo duvidam, preocupando-se em ganhar muito dinheiro e comprar muitos imóveis. Mas ainda há outra maneira de aguardar a vinda do Senhor, que é apressá-la. Podemos apressar a vinda do Dia de Deus! Ou será que você está tão contente com este viver aqui na terra que não quer apressar a vinda do Senhor? Para mim é uma alegria poder apressar a vinda do Senhor. Se eu fizer alguma coisa que antecipe, um dia que seja, já fico contente. Aleluia!
Leiamos: “Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda” (2 Tm 4:6-8). Paulo amava muito a vinda do Senhor! Amar a vinda do Senhor muda nossa postura, muda nossa maneira de ver as coisas. Se você realmente ama a vinda do Senhor, terá um coração de apressá-la. Se você não ama a vinda do Senhor, não irá apressá-la. Mas hoje incentivo você, amado leitor, a ser mais um desses que amam a vinda do Senhor. Que nos disponhamos a apressar a vinda de nosso Amado!
Pergunta: O que podemos fazer para apressar a volta do Senhor?

Meu ponto-chave: