sábado, 9 de novembro de 2013

CUIDAR DA RETAGUARDA – NOSSA INTIMIDADE COM O SENHOR

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 7 / SÁBADO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES / Andar na graça e na verdade (Ef 4:1, 7, 17, 21)

Leitura bíblica: Mt 7:21-23; At 16:6-7

Ler com oração: A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança (Sl 25:14). Ao meu coração me ocorre: Buscai a minha presença; buscarei, pois, SENHOR, a tua presença (27:8).

CUIDAR DA RETAGUARDA – NOSSA INTIMIDADE COM O SENHOR

Ontem, vimos a importância de guardarmos bem a retaguarda para evitar que o inimigo alcance vantagem sobre nós e comprometa as frentes de batalha, atacando nossa vida familiar.
Quando as famílias estão saudáveis, o número de unidades do BooKafé e de colportores pode aumentar. Hoje, o número de BooKafé existente está bom, mas não é o suficiente para saturar a terra com o evangelho do reino. O Senhor precisa de mais obreiros, de colportores, para levar a palavra do reino às pessoas. Além de recursos humanos, a obra do Senhor também precisa de suprimento financeiro. As nossas ofertas devem acompanhar esse crescimento da obra. Quanto mais famílias saudáveis tivermos comprometidas com a edificação do Corpo de Cristo, mais condições o Senhor terá de voltar e estabelecer Seu reino.
Enquanto estamos realizando a obra de Deus, devemos ter equilíbrio entre o crescimento de vida e o serviço ao Senhor. Quanto ao crescimento em vida, precisamos negar a nós mesmos, nossa vida da alma, tendo íntima comunhão com o Senhor; precisamos continuamente exercitar o espírito por meio de invocar o nome do Senhor e ler-orar a Palavra. E, quanto ao serviço, precisamos ter o máximo de experiência possível em servir as pessoas, pois no mundo que há de vir, iremos governar sobre pessoas, nações.
Ao praticar a Palavra na esfera coletiva, não podemos esquecer-nos da esfera individual. Em Mateus 7:21 lemos: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”. Essa palavra não foi dada a incrédulos, mas aos que invocavam o nome do Senhor. Contudo, faltava-lhes realidade. Nosso andar na verdade, ou na realidade, não pode ser sem conteúdo.
Por um lado não basta apenas dizer: “Eu tenho a visão da vontade de Deus”; é preciso praticá-la. Por outro lado, fazer coisas para Deus jamais deve substituir nossa intimidade com Ele. Em Mateus 7:22-23 lemos: “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade”. Para as pessoas desse versículo faltou-lhes andar na verdade no aspecto individual, de ter intimidade com o Senhor.
Todos nós que servimos ao Senhor precisamos de intimidade com Ele. Vimos isso no exemplo de Paulo e Silas em sua segunda viagem para pregar o evangelho. A intimidade de Paulo com o Senhor foi importantíssima nessa experiência, pois sem essa retaguarda de intimidade com o Senhor, certamente ele não teria feito a vontade Dele (At 16:6-7).
Dar uma “paradinha” para ter comunhão com o Senhor, lendo a Bíblia ou os livros espirituais é como parar para “afiar o machado”. Ao findar o dia, aquele que parar para afiá-lo, cortará mais árvores do que o que se esforçou o dia inteiro, sem parar; mas não teve a mesma eficácia que o primeiro, pois por um bom tempo, realizou seu trabalho, com o machado cego.
Nós, igualmente, precisamos também “afiar o nosso machado”. Isso significa ir diante do Senhor e perguntar-lhe: “Senhor, como estou servindo? Essa maneira Te agrada? Está de acordo com a Tua vontade?” O Senhor precisa nos conhecer, tudo o que fazemos, seja na esfera da igreja, ou da obra, seja com os irmãos, devemos fazê-lo em comunhão com o Senhor.
Precisamos desse equilíbrio. Andar na verdade no aspecto coletivo, praticando o que o Senhor está falando hoje e, no aspecto individual, ter uma retaguarda forte diante do Senhor. Desta forma seremos conhecidos Dele, e em nossa obra o número de irmãos vai aumentar, mais irmãos estarão dispostos a ser aperfeiçoados no CEAPE, assim teremos mais colportores, mais ofertas e mais frentes de batalha para propagar o evangelho do reino.


Ponto-chave: Fazer a vontade do Senhor e ser conhecido Dele.

Pergunta: Que significa “afiar o machado” em seu serviço ao Senhor?