domingo, 12 de maio de 2013

RESUMO DE EFÉSIOS 1-5


ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 8 - DOMINGO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 8: Andar de modo digno do chamamento (Ef 4:1-3)

Leitura bíblica: At 28:30-31; Ef 4:1-3

Ler com oração: Vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus (Ef 5:15-16).

RESUMO DE EFÉSIOS 1-5

O livro de Efésios é muito importante para o viver da igreja. Os três primeiros capítulos falam sobre a obra do Senhor em nós. O capítulo um fala do Deus Triúno Se dispensando a nós. O dois revela quem são os que receberam esse dispensar e qual era sua condição inicial, isto é, mortos em delitos e pecados. Efésios 3 nos mostra que, juntamente com todos os demais que receberam tal dispensar, podemos compreender a largura, o cumprimento, a altura e a profundidade do amor de Cristo, que excede todo o conhecimento.
A partir do capítulo quatro, temos um quadro de nosso viver diário, de como podemos ter um andar digno do nosso chamamento. Em Efésios 4-6, Paulo nos mostra como deve ser a vida da igreja. Primeiro, devemos andar na graça, pois fomos salvos pela graça. Segundo, precisamos andar na verdade, uma vez que fomos salvos da vaidade em que estávamos no mundo. Terceiro, como filhos amados, devemos andar no amor. Quarto, somos filhos da luz, portanto devemos andar na luz. E, por fim, não devemos nos embriagar com o vinho, mas andar no espírito.
O livro de Efésios só pôde ser escrito quando Paulo chegou a Roma, enquanto aguardava seu julgamento. Ali ele alugou uma casa e, longe da oposição e perseguição dos judaizantes e livre dos perigos das viagens, teve a paz e o tempo necessários para escrever essa epístola maravilhosa (At 28:30).
Certamente ele esperava que com essa carta a situação da igreja em Éfeso chegasse à normalidade, mas, por sua primeira carta a Timóteo, vemos que isso não ocorreu. Alguns da igreja em Éfeso preferiam se ocupar com fábulas e genealogias sem fim, que promovem discussões, e não o dispensar de Deus na fé (1 Tm 1:3 – lit.). De qualquer modo, ele pôde registrar essas palavras para nós, e hoje, graças ao Senhor, esse livro está aberto e pode ser praticado.
Segundo a história da igreja, o apóstolo João, em sua maturidade, após o exílio na ilha de Patmos, foi morar em Éfeso. Dentre tantas cidades, ele foi servir justamente na igreja que recebera anos antes esse livro preciosíssimo, que abrange o dispensar de toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais desde a eternidade passada e chega aos cinco tipos de andar que devemos ter no dia a dia da vida da igreja. Ainda que tenhamos sido tão imprestáveis, sem Cristo, sem esperança e sem Deus no mundo, agora, em Cristo Jesus, fomos aproximados por Seu sangue e nos tornamos os materiais constituintes da igreja. Hoje Ele é nossa paz. Fomos alcançados pela misericórdia divina, por causa do grande amor que Deus teve para conosco. Ele nos salvou e nos deu vida. Agora está trabalhando em nós com Sua rica graça e nos levando a experimentar com todos os santos o Seu imensurável amor. Aleluia!


Ponto-chave:
Receber o dispensar de Deus para viver a vida da igreja.
Pergunta:
Quão rico é o livro de Efésios para você?