quarta-feira, 16 de abril de 2014

AMARRADOS À VIDEIRA MAIS EXCELENTE

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 3 - QUARTA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES

MENSAGEM 3: O Leão da tribo de Judá – (Ap 5:5)
Leitura bíblica: Dt 4:7; Sl 18:6; Jr 33:3; Lm 3:57; Jo 15:1

Ler com oração: Ele amarrará o seu jumentinho à vide e o filho da sua jumenta, à videira mais excelente (Gn 49:11a).


AMARRADOS À VIDEIRA MAIS EXCELENTE

À luz de Gênesis 49, nós, que desejamos ser “leões”, isto é, reis, precisamos ter nossa natureza de “jumento” transformada. Os jumentos normalmente têm uma dieta muito estranha. Por serem desprezados, eles comem as sobras de comidas dos cavalos ou bois. Quando não há sobra, eles se contentam em comer lixo.
Em Gênesis 49, porém, vemos como o Senhor transforma um jumentinho. Ele muda sua dieta, amarrando-o à videira mais excelente (v. 11). Por estar amarrado, ele não tem outra opção a não ser alimentar-se de uva. Isso se aplica a nós também.
Quando nos convertemos ao Senhor, passamos a nos alimentar de palavras que nos dão vida e começamos a experimentar transformação em nosso viver. Com o passar dos anos, contudo, muitos se “enjoam” dessas palavras, ou seja, de comer apenas “uva”. Por causa disso, afastam-se das palavras de vida para comer outras coisas.
O Senhor, entretanto, não deseja que nos afastemos Dele e de Suas palavras. Mesmo quando queremos nos afastar da “videira”, inexplicavelmente uma “corda” nos puxa de volta para perto do Senhor. Estar “amarrado” ao Senhor, como a videira mais excelente, é o meio que temos para não nos afastarmos das “uvas”, isto é, daquilo que nos supre com a vida de Deus. Essa dieta de “uvas” é a garantia que temos de que nossa natureza será transformada!
Mesmo os irmãos mais novos necessitam ser “amarrados” à videira. Estes são propensos a se desviar e querer voltar à antiga dieta. Com a ajuda dos mais velhos, contudo, eles podem desfrutar do suprimento de vida que há nas reuniões, nos hinos, na leitura da Palavra e nos livros.
As conferências também são uma importante fonte de alimento e vida. Nelas não há tempo para “outros pastos”. Pelo contrário, é só vida! Tudo é preparado para que “comamos” do que nos supre mais da vida de Deus! A “comida” é fresca e saudável, e, por meio dessas palavras, podemos ser preparados e nos tornar úteis ao Senhor!
A videira é uma árvore muito acessível; é uma trepadeira de pouca altura, que se esparrama no solo. Não há necessidade de grandes esforços para alcançarmos seus frutos. Assim é o Senhor Jesus, muito acessível como uma videira (Jo 15:1). Basta invocarmos Seu nome, e Ele está disponível a nós (Dt 4:7;
Sl 18:6; Jr 33:3; Lm 3:57). Além disso, Suas palavras são Espírito e vida; se nos alimentarmos dela adequadamente, seremos transformados e viveremos por meio de Sua vida (Jo 6:57, 63).