sábado, 29 de junho de 2013

A PRÁTICA DE ANDAR NA LUZ E EM AMOR

ALIMENTO DIÁRIO

SEMANA 7 - SÁBADO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO
MENSAGEM 15: O ministério de João e a volta do Senhor (Jo 21:22)
Leitura bíblica: 1 Co 8:1b; Ef 4:15-16; 5:8; 1 Jo 1:5-7
Ler com oração:  Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado (1 Jo 1:7). Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente (1 Pe 1:22-23).

A PRÁTICA DE ANDAR NA LUZ E EM AMOR

Paulo recomendou aos efésios que andassem como filhos da luz (Ef 5:8). João, por sua vez, ensina que Deus é luz (1 Jo 1:5) e mostra a prática de andar na luz: “Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (vs. 6-7). Logo, a prática que testifica que Deus é luz e mantemos comunhão com Ele diz respeito a mantermos comunhão uns com os outros. Andar na luz, portanto, é algo muito prático e nos leva a ter comunhão de verdade com os irmãos em Cristo.
Além disso, essa comunhão na vida divina produz amor entre os irmãos. Pedro, em sua maturidade, também transmitiu a revelação de que, se temos a vida de Deus, expressamos o amor. É o que lemos em 1 Pedro 1:22-23: “Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente”. Para Pedro, a Palavra de Deus não é letra morta, mas é viva, semelhante a uma semente. Essa foi a semente que recebemos na regeneração e, por isso, hoje a vida de Deus está crescendo em nós. O resultado desse crescimento é um amor ardente, não fingido, entre os irmãos. Em 2 Pedro 1:5-7 também vemos o amor (ágape) como a expressão máxima desse crescimento. Uma vez que o fim de todas as coisas está próximo, devemos ser sóbrios nas orações e ter amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados (1 Pe 4:7-8).
Quando amamos os irmãos, a vida de Deus opera em nós, e passamos a nos preocupar com eles. Efésios 4 fala sobre o aperfeiçoamento dos santos, mas isso só é possível quando existe amor, porque a edificação do Corpo de Cristo ocorre em amor (v. 16). O saber ensoberbece, mas o amor edifica (1 Co 8:1b). Se amamos os irmãos, deixamos de ter como centro nossos próprios interesses, e o propósito de Deus passa a ser o centro. Porque o propósito de Deus é alcançar as pessoas com o evangelho do reino, saímos para pregar o evangelho do reino. Essa é a expressão prática de que estamos andando no amor.


Ponto-chave: Manter comunhão uns com os outros.
Pergunta: O que significa, na prática, andar na luz e andar em amor?