sexta-feira, 23 de maio de 2014

UM INÍCIO INTENSO, A PERSEGUIÇÃO E UM APARENTE FRACASSO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 8 - SEXTA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 8: As verdades na forma da letra [2] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: At 2:42-47; 8:1, 4; 11:9; 12:1-17

Ler com oração: No dia em que eu te invocar, baterão em retirada os meus inimigos; bem sei isto: que Deus é por mim (Sl 56:9). Amo o SENHOR, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver (116:1-2).



UM INÍCIO INTENSO, A PERSEGUIÇÃO E UM APARENTE FRACASSO

O início da vida da igreja em Jerusalém foi muito intenso, pois os que invocavam o nome do Senhor estavam juntos. Espontaneamente, começaram a se reunir no templo e de casa em casa. Quer publicamente, quer em particular, eles invocavam o nome do Senhor. Atos 2:42-47 descreve o viver inicial dos santos em Jerusalém assim: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”. Que vida da igreja! Um viver familiar, cheio de simplicidade e amor fraternal, resultante daqueles que invocam o nome do Senhor.
Todavia, depois da morte de Estêvão e da perseguição que se levantou contra os santos em Jerusalém, muitos se dispersaram. Além disso, é bem provável que os que ficaram não conseguiam mais invocar o nome do Senhor publicamente como antes.
Vemos isso quando Pedro também foi preso após Tiago ser martirizado. Ao ser liberto da prisão pelo anjo do Senhor, ele dirigiu-se para a casa de Maria, mãe de João Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas, orando por ele. Ao chegar ali, porém, encontrou a porta trancada. Pedro até mesmo ficou de fora da casa por um tempo, batendo à porta, pois não criam que fosse ele (At 12:5, 12-16). É bem possível que essa reunião de oração fosse às ocultas, num pavimento inferior, como um porão ou subterrâneo, por isso a porta estava trancada e eles demoraram a vir atender.
Alguns podem pensar que essa perseguição no início da igreja resultou num fracasso. No entanto, ao contrário, foi uma grande vitória, pois o nome do Senhor foi propagado em outros lugares. Os que foram dispersos, porque não podiam mais invocar publicamente o nome do Senhor em Jerusalém, levavam o evangelho pelas cidades por onde passavam. O resultado é que nas cidades ao derredor de Jerusalém muitos começaram a invocar o nome do Senhor.
Quando invocamos o nome do Senhor, voltamo-nos ao nosso espírito, onde habita o Espírito de Deus, que nos dá vida (Rm 8:9, 11). Essa vida é a vida divina, que nos traz paz e alegria. Por isso eles preferiram sair de Jerusalém e invocar o nome do Senhor em outros lugares. Louvamos o Senhor por viver nesta era em que podemos invocar o Seu nome livremente e ainda levar outros a fazer o mesmo. Desse modo, não apenas nós somos vivificados, mas podemos levar a vida de Deus para todos.


Ponto-chave:
Um viver de invocar o nome do Senhor.