sexta-feira, 18 de outubro de 2013

NOSSA ATITUDE: TRANSMITIR A VIDA DE DEUS CONTIDA NAS VERDADES

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 4 / SEXTA-FEIRA

SÉRIE: NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 04: O ministério epistolar de Paulo (Gl 3:14; 5:25; Ef 1:3; Cl 1:18; Fp 3:14; Fm 11)

Leitura bíblica: 1 Tm 1:3-4; 2:4; 5:23; 2 Tm 2:2

Ler com oração: [Deus] nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica (2 Co 3:6).

NOSSA ATITUDE: TRANSMITIR A VIDA DE DEUS CONTIDA NAS VERDADES

No período em que aguardava seu julgamento, aproximadamente dois anos, Paulo resolveu visitar as igrejas. No caminho para a Macedônia passou por Éfeso. Ao chegar ali, constatou que os irmãos tomaram seu conteúdo, a economia neotestamentária de Deus, meramente para conhecimento, análise e discussão. Embora a carta escrita aos efésios fosse a melhor de todas, a situação da igreja naquela cidade não era tão boa, pois se ocuparam e se distraíram com muitas coisas em vez de promover a Fé.
Por essa razão, Paulo deixou seu jovem cooperador Timóteo para tentar reverter aquela situação (1 Tm 1:3-4). Essa não era uma tarefa tão simples. Ele enfrentou muita pressão a ponto de sofrer problemas estomacais. Sabendo disso, ao escrever-lhe, Paulo o aconselhou a tomar um pouco de vinho, como tratamento para esse tipo de enfermidade (5:23).
Paulo tinha uma grande preocupação em transmitir as verdades, e, por isso, escreveu: “Deus, nosso salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Tm 2:3b, 4). Ele havia recebido a verdade de uma só vez, como um pacote de livros didáticos, e, de alguma forma, precisava transmitir esse conhecimento para as pessoas. Paulo também aconselhou Timóteo a transmitir essas verdades para homens fiéis, que fossem capazes de transmiti-las com idoneidade a outros (2 Tm 2:2).
É importante notar que a atitude de Paulo não estava errada. O erro estava na maneira como as igrejas da Ásia receberam as verdades ensinadas pelo apóstolo. Eles apenas tomaram seus escritos para estudá-los e discuti-los, e não procuraram colocá-los em prática. Por fim, apesar de todo o esforço de Paulo a favor deles, estes o abandonaram (1:15).
Esse mesmo perigo ainda persiste em nossos dias. As catorze epístolas de Paulo são um grande tesouro que contém a revelação da economia de Deus, portanto, precisamos ajudar os irmãos a praticá-las. Embora alguns possam transmitir essas verdades como mero conhecimento, nossa atitude deve ser a de usar o espírito para extrair a vida divina que há nelas, assim como em toda a Palavra de Deus, aplicando-as em nosso viver e suprindo essa vida às pessoas.
Paulo concluiu seu ministério epistolar próximo ao seu martírio, escrevendo quatro cartas: 1 e 2 Timóteo, Tito e Hebreus. Em sua segunda epístola a Timóteo, Paulo o encorajou a reacender o dom de Deus que havia em seu espírito, visto que ele estava em um ambiente negativo e sob muita pressão (2 Tm 1:6). Como não conseguira solucionar essa situação, seu espírito foi apagado.
Ainda na Segunda Epístola a Timóteo, mesmo sabendo da degradação que havia nas igrejas, Paulo declara: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (4:7). Seu ministério de edificação das igrejas não teve sucesso devido a atitude dos irmãos em não praticar as verdades ensinadas por ele, mas seu ministério epistolar foi vitorioso (v. 8). Essa vitória é referente às catorze epístolas que nos foram deixadas como um legado muito precioso, apresentando-nos a revelação da economia neotestamentária de Deus.
Diante disso, devemos usar nosso espírito para reler e extrair a vida contida nos escritos de Paulo. Deixemos de lado o mero conhecimento em forma de letra, e busquemos o Espírito para que a vida de Deus, que há nessas epístolas, nos transforme e nos torne praticantes da verdade.


Ponto-chave: Ajudar-nos, mutuamente, a praticar a verdade.

Pergunta: Como devemos tomar as verdades que recebemos?