quarta-feira, 24 de julho de 2013

SILAS, UM VERDADEIRO COMPANHEIRO ESPIRITUAL

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 3 - QUARTA-FEIRA


SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 19: Ouro transparente [1] – (Gn 2:10-12a; 1 Pe 1:7; Ap 21:18, 21)
Leitura bíblica: At 15:22-27, 32-40; 16:6-34; 2 Co 1:19; 1 Ts 1:1; 2 Ts 1:1





Ler com oração: Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus (Rm 8:14). Por meio de Silvano, que para vós outros é fiel irmão, como também o considero, vos escrevo resumidamente, exortando e testificando, de novo, que esta é a genuína graça de Deus; nela estai firmes (1 Pe 5:12).

SILAS, UM VERDADEIRO COMPANHEIRO ESPIRITUAL

Ao pregar o evangelho, Paulo contou com a cooperação de Silas (ou Silvano – vide: 2 Co 1:19; 1 Ts 1:1; 2 Ts 1:1) que, posteriormente, também cooperou com Pedro em seu ministério (1 Pe 5:12).

Silas era um irmão notável da igreja em Jerusalém que foi enviado a Antioquia, juntamente outro irmão da mesma igreja, Judas, a fim de acompanhar Paulo e Barnabé na leitura de uma carta enviada às igrejas dos gentios (At 15:24-27). Após cumprida a missão, Judas retornou a Jerusalém, mas Silas permaneceu em Antioquia, cooperando com Paulo (vs. 32-34). Provavelmente o Espírito direcionou Silas a tomar essa decisão, levando-o a perceber que o Senhor tinha comissionado Paulo com o ministério neotestamentário.

Silas foi escolhido por Paulo para acompanhá-lo na segunda viagem ministerial, após este e Barnabé terem discordado sobre levar João Marcos para essa jornada. Por causa do desentendimento que houve entre eles, Barnabé se separou de Paulo e seguiu viagem com João Marcos para Chipre (vs. 36-40), enquanto Paulo foi acompanhado por Silas.

Durante essa viagem, Paulo e Silas estavam sensíveis ao direcionamento do Espírito, logo, tudo o que fizeram foi aprovado pelo Senhor. Quando o Espírito os proibia de ir a determinada direção, eles obedeciam; quando o Espírito revelava o caminho a seguir, Eles procuravam partir imediatamente para aquele destino (16:6-10). Nesse contexto, Paulo e Silas cruzaram o mar, chegaram à Europa e estabeleceram a igreja em Filipos, nas regiões da Macedônia. Ali experimentaram a graça do Senhor ao visitarem um lugar de oração, junto ao rio, onde uma mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, se converteu, bem como toda sua casa. Após serem todos batizados, ela constrangeu Paulo, Silas e os demais cooperadores a permanecer em sua casa (vs. 13-15). Além disso, Paulo e Silas tiveram uma experiência vitoriosa na prisão, onde o carcereiro se converteu e a salvação de Deus alcançou toda a sua família (vs. 24-34).

Paulo e Silas ainda seguiram viagem para as regiões da Acaia, onde levantaram igrejas em Tessalônica e Corinto (17:1-2; 18:1-5). Essas igrejas eram ricas em bens materiais. No caminho de volta, não sabemos por que Paulo passou por Jerusalém para saudar a igreja ali, de onde, então, retornou para Antioquia (v. 22).

A partir disso, Silas não mais acompanhou a Paulo em sua terceira viagem. Provavelmente ele sentiu, pelo espírito, que não deveria voltar para Jerusalém e que o ministério incumbido por Deus a Paulo era destinado aos gentios, e não aos judeus.

Silas reaparece novamente nos registros bíblicos, cooperando com Pedro em seu ministério na Babilônia. Ele se tornou seu companheiro espiritual, e é muito provável que ambos compartilhassem da mesma experiência com a palavra revelada. Pedro deve ter recebido alguma ajuda espiritual de Silas, a quem chamou de fiel irmão, para escrever sua epístola. Nessa época, Pedro já havia alcançado a maturidade na vida de Deus, por ter sido provado várias vezes pelo fogo do Espírito (Mt 3:11).


Ponto-chave: Seguir o sentimento do Espírito para cooperar na obra do ministério.

Pergunta: Como você descreve a cooperação de Silas no ministério neotestamentário?