sábado, 13 de julho de 2013

PURIFICADOS PELO FOGO DO ESPÍRITO

ALIMENTO DIÁRIO / SEMANA 1 - SÁBADO

SÉRIE: A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

MENSAGEM 17: A experiência de Pedro (Mt 3:11; 1 Pe 1:6-7)

Leitura bíblica: Rm 12:1, 11; 1 Pe 1:6-7

Ler com oração: Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo (1 Pe 1:7).

PURIFICADOS PELO FOGO DO ESPÍRITO

O fogo do Espírito visa à purificação, conforme descreve Pedro em sua epístola. Sabemos que o pecado nos impede de experimentar a vontade de Deus, mas, segundo a revelação que temos recebido, a vida da alma é ainda mais problemática nesse sentido. Sem a atuação do fogo do Espírito, é muito difícil eliminar os problemas causados pelo nosso ego e opiniões. Felizmente, quando somos fervorosos no espírito, permitimos que a vida da alma seja “queimada” e podemos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12:1, 11).
De acordo com sua própria experiência, Pedro nos mostrou que o processo de purificação pelo qual passamos, ao sermos batizados com o fogo do Espírito, é semelhante ao ouro sendo purificado no calor do fogo físico. O ouro, primeiramente, é encontrado em minas e córregos, na forma de uma pepita. Essa pequena pedra é lavada com água para ser separada da areia e demais materiais. Depois que é separada do material comum, ela ainda necessita ser purificada por outro elemento – não mais a água, e sim pelo fogo. Quando aquela pepita, contendo o metal precioso, é colocada dentro de um recipiente e submetida a altas temperaturas, o metal dourado se torna líquido, e as impurezas e outros minerais sobem à superfície para ser retiradas pelo ourives.
De igual modo, o Senhor nos buscou no mundo e nos separou para Si mesmo. Ele nos purificou dos pecados e fez de nós Sua propriedade. Fomos batizados com o Espírito e nos tornamos um com Ele. Agora, Ele está nos batizando com fogo para, pouco a pouco, eliminar as impurezas de nossa alma e tornar o valor da nossa fé ainda mais precioso do que o ouro perecível (1 Pe 1:6-7). Aleluia! Vamos nos submeter ao batismo com Espírito Santo e fogo para ser purificados e estar aptos a experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus!


Ponto-chave: O valor da fé provada é mais precioso que o ouro perecível.
Pergunta: De que modo o Senhor trabalha para nos purificar das impurezas da alma?