segunda-feira, 28 de julho de 2014

CHAMADO E EQUIPADO PARA O MINISTÉRIO DA NOVA ALIANÇA

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 2 - TERÇA-FEIRA

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 18: As verdades no ministério de Paulo [2] – (2 Co 3:6)

Leitura bíblica: 1 Co 12:28; 2 Co 12:2-4; Gl 1:1; Ef 4:11-12

Ler com oração: Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios (Gl 1:15-16a).

CHAMADO E EQUIPADO PARA O MINISTÉRIO DA NOVA ALIANÇA

Um ministro da nova aliança vive no espírito. Por meio desse viver, ele pratica as palavras de Deus, a fim de fazer Sua vontade. E, uma vez aperfeiçoado, coopera com os santos, para que edifiquem o Corpo de Cristo, a igreja (Ef 4:11-12).
Para que o aperfeiçoamento dos santos aconteça, o Senhor estabelece, primeiramente, na igreja, os apóstolos (v. 11; cf. 1 Co 12:28). A palavra apóstolo vem do grego e significa enviado. É uma pessoa que está sob a autoridade de quem a enviou, assumindo toda a responsabilidade. No ministério da nova aliança, o “enviar” é da parte de Deus (Gl 1:1).
Paulo foi chamado após a ascensão do Senhor para exercer Seu apostolado. Antes, como perseguidor dos cristãos, Saulo, como era chamado, teve uma visão de Jesus a caminho de Damasco. Ele viu grande luz cujo fulgor o deixou cego. Após três dias, encontrou-se com Ananias, ainda em Damasco. Nesse encontro, Ananias impôs sobre Saulo as mãos, recuperou-lhe a vista e confirmou a comissão do Senhor Jesus para ele, na qual o havia separado para ser apóstolo entre os gentios (At 9:1-19; 22:11-13 cf. Gl 2:7-8). Assim, Paulo se tornou ministro da nova aliança!
Quando ele começou a servir em Damasco, já havia certo preparo de Deus na pessoa dele. No entanto, embora Ele o tenha feito ministro da nova aliança, ainda lhe faltava muito aperfeiçoamento no âmbito da vida da igreja. Então Paulo começou a exercitar seu serviço entre os irmãos em Damasco.
Já que o Senhor desejava que Paulo se tornasse o apóstolo entre os gentios, Ele teria que usar muitas circunstâncias e situações para equipá-lo e prepará-lo. Mas, como ele receberia as palavras de aperfeiçoamento se o Senhor já havia ascendido aos céus e os discípulos que se tornaram apóstolos estavam exercendo seus ministérios?
Podemos compreender melhor essa questão ao lermos 2 Co 12:2: “Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe)”. Entendemos que “este homem”, “se no corpo ou fora do corpo”, refere-se ao próprio Paulo. Ele estava no espírito quando foi arrebatado até o terceiro céu. Ao lermos esse trecho, inferimos que Paulo estava numa esfera espiritual.
Em seguida, ele nos mostra que também foi arrebatado ao paraíso, onde ouviu palavras inefáveis (v. 4). E foi nessa experiência de ter sido arrebatado ao terceiro céu e ao paraíso que o apóstolo aprendeu a viver no espírito. Foi um momento utilizado pelo Senhor para aperfeiçoá-lo.
A intenção do Senhor, portanto, ao arrebatar Paulo ao terceiro céu e ao paraíso, era equipá-lo com as palavras da nova aliança a fim de que ele pudesse exercer seu ministério, a exemplo dos doze que já estavam exercitando a incumbência dada a eles.
Tomando esse modelo, nós, hoje, devemos também ser equipados, tomando as palavras do Senhor no espírito a fim de que a vontade de Deus seja feita, e o Corpo de Cristo, a igreja, seja edificado.


Ponto-chave: Estar no espírito para receber as palavras inefáveis!