sexta-feira, 4 de julho de 2014

A PRÁTICA DAS VERDADES FORTALECE O NOSSO ESPÍRITO

ALIMENTO DIÁRIO - SEMANA 6 - SEXTA-FEIRA

NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
MENSAGEM 14: As verdades na linha da vida [3] – (2 Pe 1:5-8)

Leitura bíblica: Rm 16:23; 2 Co 4:16; 5:17; 3 Jo 1-8

Ler com oração: Amado, procedes fielmente naquilo que praticas para com os irmãos, e isto fazes mesmo quando são estrangeiros, os quais, perante a igreja, deram testemunho do teu amor (3 Jo 5-6a).

A PRÁTICA DAS VERDADES FORTALECE O NOSSO ESPÍRITO

Temos visto que João em sua maturidade ajudou os irmãos de Éfeso a praticarem as verdades registradas nas epístolas de Paulo. Como resultado desse acolhimento às palavras de João, muitos passaram a praticar as verdades e houve propagação em outras cidades. Por sua vez, os que receberam a Palavra também tiveram a oportunidade de praticá-la. Podemos concluir isso através da Terceira Epístola de João, que foi escrita a Gaio, um irmão líder da igreja em Corinto (3 Jo 1).
João estava sobremodo alegre em ouvir testemunhos de que Gaio andava na verdade, ou seja, praticava a verdade (vs. 3-4). Ele havia sido batizado por Paulo e desde cedo costumava acolher e hospedar os irmãos em sua casa (Rm 16:23). Com a prática desse dom, a hospitalidade se tornou o seu ministério (3 Jo 5-8). Quando João escreveu a terceira epístola, Gaio já provavelmente tinha uma idade bastante avançada, por isso ele orava por sua saúde física: “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma” (v. 2). Uma alma próspera depende de um espírito forte. Portanto aqui vemos que, embora Gaio já tivesse bastante idade, ele tinha um espírito muito forte, deixando um bom modelo para nós.
Os versículos seguintes nos mostram o motivo pelo qual Gaio conservava um espírito forte, que era a sua atitude para com as verdades. O versículo 3 nos diz que alguns irmãos que haviam visitado João davam testemunho de como Gaio praticava a Palavra. E, à medida que praticava a Palavra, o amor se manifestava para com os irmãos, conforme lemos: “Amado, procedes fielmente naquilo que praticas para com os irmãos, e isto fazes mesmo quando são estrangeiros, os quais, perante a igreja, deram testemunho do teu amor” (vs. 5-6). Aleluia! As epístolas de João nos mostram que um viver de praticar as verdades, diferentemente de apenas analisar a Palavra, dá resultados positivos, que não beneficiam apenas a nós mesmos, mas também os irmãos que convivem conosco.


Ponto-chave:
Praticar as verdades traz benefícios para nós e para os que convivem conosco.