domingo, 9 de março de 2014

A SALVAÇÃO DA ALMA PELO QUEIMAR CONTÍNUO DO FOGO DO ESPÍRITO

 NOSSA ATITUDE PARA COM AS VERDADES
Servir a Deus no espírito (Jo 4:23-24)
Leitura bíblica:  Mt 3:11; 1 Pe 1:3-9, 22; Ap 21:18, 21-2


Ler com oração: Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo (1 Pe 1:7).

A SALVAÇÃO DA ALMA PELO QUEIMAR CONTÍNUO DO FOGO DO ESPÍRITO

Cremos que a experiência de Pedro mudou quando ele teve contato com o que está escrito em Mateus 3:11: “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com Espírito Santo e com fogo”. Durante muito tempo interpretamos de maneira equivocada esse versículo, mas hoje o Senhor nos deu uma nova maneira de compreendê-lo. Antigamente pensávamos, com base no entendimento de outros interpretes da Bíblia, que João Batista batizava com água, mas depois dele viria o Senhor Jesus, que batizaria com Espírito Santo os que cressem Nele, e com fogo os que O rejeitassem. Porém o versículo não diz “Espírito Santo ou fogo” mas, sim, “Espírito Santo e fogo”. É muito provável que Pedro tenha percebido que no Espírito há fogo, e esse fogo queima todas as impurezas que há em nossa alma (1 Pe 1:6-7; 22).
Para purificar o ouro, o ourives utiliza um recipiente em forma de pote, resistente a temperaturas elevadas chamado cadinho. O minério é colocado em seu interior e aquecido gradativamente a temperaturas cada vez mais elevadas, até que se torne líquido. Como cada material possui calor específico diferente dos demais, o mais pesado permanece no fundo do cadinho, e as impurezas sobem à superfície. Aplicando essa figura à nossa experiência, devemos colocar a nossa vida da alma no espírito para que suas impurezas sejam eliminadas. Pedro viu que havia fogo em seu espírito e, a partir daquele momento, quando percebia que sua velha vida da alma estava se manifestando, se voltava ao espírito para purificá-la.
Vamos permitir ao Espírito queimar hoje todas as impurezas em nós, de modo que nossa fé seja como o ouro muito mais precioso que o ouro perecível. Precisamos buscar estar no espírito, e servi-Lo no espírito, onde há o fogo que queima todas as coisas indevidas em nosso interior, até que só reste o ouro puro que é muito mais precioso do que o ouro perecível (1 Pe 1:7). O resultado do trabalhar do Espírito como o fogo em nosso interior é que receberemos louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo porque negamos a vida da alma. Como resultado de negar a nós mesmos nossa alma será salva e reinaremos com Ele (Mt 16:25-27). Por fim, toda a cidade santa, a nova Jerusalém, será de ouro puro transparente para irradiar a glória de Deus e do Cordeiro por toda eternidade (Ap 21:18, 21-24). Aleluia! Louvado seja o Senhor!
Hoje concluímos as vinte e quatro mensagens que compõe essa série do Alimento Diário. Qual deve ser a nossa atitude para com as verdades? Devemos buscar conhecê-las, transmiti-las e principalmente praticá-las no espírito para ganhar vida e ser transformados e úteis para o Senhor. Dessa maneira estaremos aptos para reinar com Cristo no mundo que há de vir. Que o Senhor abençoe a todos nós!